PROJECTO “JUNTOS PELA FLORESTA, TODOS CONTRA O FOGO NO CONCELHO DE ESTARREJA – 2009”

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS

segunda, 22 de junho 2009

Vem aí o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas! A Câmara Municipal apresentou projecto ao IPJ – Instituto Português da Juventude para a 3ª edição. O lema é: “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja – 2009”.

O projecto de Voluntariado Jovem visa a vigilância da área florestal do Concelho, no período de 1 a 31 de Julho.

As inscrições já estão abertas.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?
Todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

PERÍODO TEMPORAL DO PROJECTO
Prevê-se que decorra de 01 a 31 de Julho em dias consecutivos (incluindo fins de semana).

HORÁRIO
Contínuo, das 10h às 15h30

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES A DESENVOLVER
- Vigilância móvel (bicicleta) nas áreas definidas pela entidade coordenadora (Câmara Municipal de Estarreja); - Contacto dos Bombeiros em caso de incêndio e contacto da GNR em caso de infracção ou suspeita;
- Recolha de lixo em áreas florestais;
- Actividades de silvicultura preventiva e controlo de espécies invasoras;
- Sensibilização das populações (distribuição de folhetos e concepção de novos folhetos);
- Colaboração na Inventariação e monitorização de áreas ardidas.

PARTICIPANTES
Número total de jovens: 24
Número de jovens por turno (2 semanas): 12

REGALIAS
- Bolsa diária 12 €
- Seguro acidentes pessoais
- Certificado de participação

Prazo:
. na 1ª quinzena: até 26 de Junho
. na 2ª quinzena: até 10 de Julho

Locais:
- nas Juntas de Freguesia;
- no GAME - Gabinete de Atendimento do Munícipe (Paços do Concelho);
- no Balcão Virtual do website www.cm-estarreja.pt, em Atendimento ao Munícipe - Gabinete Técnico Florestal, bastando preencher a ficha de inscrição e enviar para o endereço electrónico gtf@cm-estarreja.pt

Após inscrição haverá prévia selecção.