Pólo Químico assinala Expansão

quinta, 09 de julho 2009

Com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, a CUF, DOW a Air Liquide celebraram esta manhã a expansão da capacidade do Pólo Químico de Estarreja, que assenta na concretização de um Projecto de Interesse Nacional (PIN), sendo um importante marco para a economia nacional e para o desenvolvimento da região. “Este Pólo Químico é um orgulho para o país. Um pólo moderno e competitivo”, disse o Chefe do Governo. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, esteve presente na sessão salientando "o maior investimento alguma vez feito em Estarreja" e que atinge os 250 milhões de euros.

Esta expansão permite às empresas duplicar a capacidade de produção do complexo químico de Estarreja e prolongar os seus contratos de fornecimento a longo prazo. Os representantes das empresas – João de Mello, Presidente da CUF, Markus Wildi, Presidente da Dow Europa e Ron LaBarre, Vice-Presidente do Grupo Air Liquide, Grandes Indústrias – realçaram a vontade tripartida em impulsionar o investimento, uma aposta no futuro do sector químico e no desenvolvimento sustentado da indústria nacional, com o apoio das entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Estarreja, e das entidades governamentais.

Após a chegada da comitiva oficial, foi efectuada um périplo de visitas às instalações da CUF, à nova fábrica da Air Liquide e às instalações da DOW. Na sessão de apresentação do investimento, onde discursaram as entidades oficiais e empresas, José Eduardo de Matos expressou a sua satisfação por, num cenário de crise, em Estarreja se consolidar um projecto, fortalecendo o emprego, directo e indirecto, com o reforço de tecnologia, segurança para a comunidade local e para o ambiente, no seguimento do espírito do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável, que aliás foi referido pelos representantes das empresas pela permanente proximidade à comunidade local.

No seu discurso, o autarca sublinhou a mudança para um modelo de desenvolvimento sustentável, assente na evolução do saneamento, na recuperação de esteiros e ribeiras, na criação do emblemático BIORIA, na resolução do passivo histórico de resíduos industriais através do projecto ERASE. Mas também tendo a “economia como factor de reinvenção do Município, motor de dimensão social e de qualidade ambiental”.

O Eco-Parque Empresarial, a maior aposta da Câmara, abarca “204 hectares, 700 terrenos adquiridos, 16 novas empresas e 700 postos de trabalho”, não obstante as dificuldades, “burocráticas e inclusive as partidárias”. Mas as perspectivas de crescimento confirmam-se. “Temos 1 PIN (Interesse Nacional) de 300 milhões de euros em preparação para instalação. Já temos de expandir o Eco-Parque Empresarial em mais 129 hectares”, expôs o autarca que ao Primeiro-Ministro disse ainda querer um novo PIN, será o quinto em Estarreja.

Em Estarreja para assinalar um “investimento modernizador”, José Sócrates afirmou que “significa confiança. Só investe 250 milhões de euros quem confia na economia, quem confia no país. É com investimentos como este que se combate a crise e que se constrói um país melhor”. Mais exportação, mais eficiência, mais competitividade e melhor ambiente são ganhos referidos pelo Primeiro-Ministro que acompanhou de perto este projecto. “Este Pólo Químico precisava deste investimento de modernização e veio no momento certo, num momento vital para o Pólo Químico, para Estarreja e para a economia”.