ESTARREJA RECEBE O MAIOR PRODUTOR DE PAINÉIS SOLARES DO PAÍS

Investimento da OpenPlus no Eco-Parque é de 7 milhões €

quarta, 15 de julho 2009

Foi hoje assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e pelo empresário Elísio Azevedo, da OpenPlus, Lda. – Equipamentos para Energias Alternativas, o contrato-promessa de compra e venda de mais um lote de terreno de 3000 m2, o segundo que a empresa adquire no Eco-Parque Empresarial de Estarreja e que será destinado à armazenagem de matéria-prima e produto acabado.

Com um investimento de 7 milhões €, para o qual foi conseguido um apoio de 5,2 milhões vindos do quadro comunitário, a OpenPlus já começou a laborar no Eco-Parque Empresarial de Estarreja. Esta PME dedica-se ao fabrico de aparelhos não eléctricos para uso doméstico, nomeadamente painéis solares térmicos.

Este projecto esteve quatro anos em estudo, como afirmou esta manhã o seu mentor. Elísio Azevedo contou que após uma procura por vários pontos do país, foi em Estarreja que encontrou condições de excepção para a instalação do projecto. Os “bons acessos” e a “disponibilidade imediata, em Fevereiro de 2008, para construirmos o edifício” foram as razões que estiveram na base para a deslocalização da OpenPlus para Estarreja, onde ficará a sua sede social.

O empresário não poupou nos elogios à Câmara Municipal. “Fomos acolhidos de uma forma extraordinária face ao que estamos habituados”, enalteceu sublinhando que o primeiro contacto foi estabelecido há cerca de um ano e não fosse a resposta pronta da autarquia, “teria sido completamente impossível” atingir o estado actual.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja salientou as necessárias respostas rápidas que hoje têm de ser dadas aos empresários, através deste grande investimento que é o Eco-Parque Empresarial de Estarreja. “Foi o que esta empresa e empresário encontraram em Estarreja. É um sinal da nossa capacidade de promover o desenvolvimento económico e de atrair empresas”, afirmou José Eduardo de Matos.

Conseguir “apenas um ano depois, encontrar já este bonito edifício e esta empresa a laborar” é, como concluiu o Presidente da Câmara Municipal, “um sinal de satisfação e de que a nossa ambição é recompensada, valendo como se vê o muito trabalho interno que dedicamos a este projecto e aos que nos procuram”.

Expansão em vista

A capacidade de produção instalada é de 320 mil metros quadrados por ano de captadores, o que corresponde a 160 mil unidades. Nesta fase, “prevemos dentro desta unidade 27 postos de trabalho directos, sem a expansão. Após a expansão, prevemos ter 70 postos de trabalho directos”.

A OpenPlus posiciona-se “ao nível de qualquer produtor europeu, acima do que existe em Portugal”. E assumem-se como “os maiores exportadores em Portugal”. O objectivo é exportar 90% do produto, nomeadamente para países como a Alemanha, Áustria, Itália e Espanha. Mas as solicitações já chegam de vários cantos do mundo, como China e Caraíbas.

Por outro lado, a OpenPlus é um dos fornecedores do Programa Solar Térmico 200, do Governo, em que o cliente poderá beneficiar do incentivo à utilização de energia solar. Essa ligação poderá ser reforçada em 2010.

A ampliação das instalações para o dobro (mais 6 mil m2) está dependente de um pacote de projectos pensados para África. Na próxima semana a empresa receberá em Estarreja altos representantes de São Tomé e Príncipe que poderá determinar o crescimento da unidade do Eco-Parque, “para uma central que elevará para 200 ou 300 os postos de trabalho. Contudo, ainda é apenas algo em que estamos a trabalhar”, afirmou.