Capela de Santo Amaro com Nova Escadaria

terça, 28 de julho 2009

Depois de no dia da secular Feira de Ano, 15 de Janeiro, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Beduído terem inaugurado as obras do Adro da Capela de Santo Amaro, uma sessão inserida no programa comemorativo do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, foi agora a vez da inauguração da escadaria frontal de acesso à área circundante levada a cabo pela Junta de Freguesia e comparticipada pela Câmara Municipal.

No valor de 50 mil €, esta nova intervenção veio completar a visão partilhada pelo actual Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, e anterior Presidente da Junta, Manuel Traqueia, quando o Município adquiriu, por 20.000 euros uma casa que escondia a Capela, propositadamente demolida, onde hoje se ergue a nova escadaria, substituindo a anterior atravessada.

A população elogiou a obra e José Eduardo de Matos fez eco dessa satisfação, também sua, citando uma residente que nunca sonhara ver tal transformação em Santo Amaro. Para o Presidente da Câmara, a importância histórica do lugar e o anseio do povo, justificaram bem mais esta obra. Relembre-se que, em 2005, após décadas de abandono, foi inaugurado o Arranjo da antiga Feira do Gado.

Para o Presidente da Junta, José António Marques, agradecendo o apoio da Câmara, realçou a beleza e o significado daquela inauguração em Santo Amaro. O resultado está à vista, numa obra que traduz uma homenagem ao anterior presidente da Junta de Freguesia de Beduído, Manuel Traqueia, e grande impulsionador da intervenção que fez questão de estar presente e festejar a ocasião, não obstante o seu estado de saúde.