BIORIA: Uma Experiência de História Natural… pela Noite

quinta, 20 de agosto 2009

O BioRia promove uma actividade nocturna intitulada "Uma Experiência de História Natural… pela Noite", agendada para dia 11 de Setembro, com concentração marcada para as 21h, no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, localizado junto ao Esteiro de Salreu.

A ideia é recriar um ambiente sóbrio e descontraído de tertúlia ao vivo, em que a actividade central é a realização de um percurso nocturno interactivo durante o qual se discutem os vários aspectos da Biodiversidade e Ecossistemas, sendo proposta uma discussão participativa sobre a influência positiva/negativa de diferentes elementos e práticas de gestão sobre a Biodiversidade.

A actividade inclui observação de borboletas nocturnas, detecção de morcegos, playback de cantos de rapinas nocturnas, escuta de anfíbios, entre outras actividades sazonais.

Destinatários: Grupos de jovens e adultos (idade ideal a partir de 16 anos) interessados no tema da Biodiversidade nocturna.

Os participantes receberão fichas de identificação rápida dos valores naturais e espécies mais frequentes e/ou com maior relevância.

Recomendações: É recomendado o uso de máquina fotográfica, bloco de notas e binóculos; O uso de lanterna (de mão ou frontal) é considerado fundamental; No caso dos participantes mais experientes em actividades outdoor, recomenda-se o uso de GPS.


Duração: aproximadamente 3 horas