Iluminação Pública com Tecnologia LED: Estarreja iluminada pelo futuro

segunda, 07 de setembro 2009

A Câmara Municipal de Estarreja vai implementar um novo sistema de iluminação pública, mais moderno, eficaz, inovador e energeticamente eficiente, com poupanças de 60%. Trata-se da tecnologia LED que assegura uma redução significativa do consumo energético, uma elevada eficiência energética e qualidade de iluminação de nível superior, sem precedentes.

41 equipamentos serão instalados na Avenida 25 de Abril e Rua do Jornal de Estarreja, no centro da Cidade, e na Rua Benjamim Dias Costa, na vila de Avanca. O sistema será inaugurado no dia 11 de Setembro, pelas 21h30, na Rua Benjamim Dias da Costa e às 22h00 na Avenida 25 de Abril e Rua Jornal de Estarreja, com a presença do executivo da Câmara Municipal e da empresa responsável pelo projecto, a EnergiaViva.

O projecto da Energia Viva que contempla mais de 30 autarquias do país, iniciou-se em Pombal em Abril num teste piloto que se revelou com elevado sucesso. O Município de Estarreja assume-se como um dos pioneiros na implementação desta tecnologia.

A aplicação da tecnologia LED nestas ruas, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio, terá como consequências:

- Melhor qualidade de iluminação.
- Redução do consumo energético em cerca de 230 460 KWh
- Redução de emissão de CO2 de 101,4 Ton
- Poupança financeira de 26 305,1 €

REDUÇÕES DE 60%

A zona a intervencionar é actualmente servida por iluminarias a vapor de sódio de alta pressão (VSAP) de 150W de potência, que irá substituída pela solução UrbanLED80 de 80W de potência. O equipamento LED permite reduções de cerca de 60% de consumo de energia face às “velhas” lâmpadas.

A implementação de tecnologia LED apresenta resultados bastante atractivos ao nível da redução de consumos energéticos e consequentes poupanças energéticas e reduções de emissão de CO2. Por outro lado, a iluminação das vias ficará com superior qualidade, contribuindo para o aumento da segurança rodoviária e para um maior conforto de utilização das vias públicas. Esta solução visa não só alcançar níveis de eficiência energética e de qualidade lumínica superiores aos existentes actualmente, como também reduzir os custos de exploração e de manutenção.

Inerentemente à utilização de luminárias LED, a utilização de sistemas de gestão inteligente permite racionalizar de forma eficiente a utilização de energia em iluminação, actuando por exemplo ao nível da regulação de fluxo, de acordo com a luz ambiente e com a presença de pessoas e/ou veículos nos locais a iluminar, traduzindo-se o mesmo num sistema completamente inovador.

Este projecto-piloto pretende permitir à autarquia e munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos, uma vez que a poupança energética é evidentemente notória. O presente projecto enquadra-se numa perspectiva mais ampla dos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED.

A empresa nacional EnergiaViva, que está a fazer uma forte aposta nesta tecnologia, pretende propor às Câmaras Municipais uma modalidade de comercialização sem custos para as autarquias, financiando os equipamentos apenas com parte da poupança obtida.

Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.