Câmara assinalou a abertura do ano lectivo

Investimentos no Parque Escolar foram realçados

sexta, 11 de setembro 2009

3800 alunos, 14 estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º ciclo, 3 agrupamentos escolares, 436 professores e 145 funcionários. Estes são os números da rede pública escolar do concelho de Estarreja para o ano lectivo 2009/10.

A Câmara Municipal assinalou mais uma vez a Abertura do Ano Lectivo 2009/10. Desta vez, a renovada Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, foi o palco da sessão comemorativa onde a autarquia deu as boas-vindas aos agentes educativos e homenageou os que se aposentaram no ano lectivo anterior. Foi ainda apresentado o Programa Municipal de Educação que reúne o conjunto de actividades, projectos e recursos disponíveis para as escolas. A sessão abriu com o fórum “À Conversa Sobre Educação Sexual nas Escolas”, orientada pela psicóloga Adriana Campos.

Apresentado pelo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara, João Alegria, o Programa Municipal de Educação descreve as actividades e projectos bem como os vários recursos concelhios que estão ao serviço da comunidade escolar. Especifica também a rede de parceiros educativos, desde as escolas, ao Centro de Novas Oportunidades (CNO), PACOPAR, Juntas de Freguesia e IPSS. Mais uma vez, o autarca apelou à participação de todos em núcleos que envolvem as escolas como o Conselho Municipal de Educação, a Rede Social e a CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Investimentos no Parque Escolar

A Carta Educativa, homologada em Outubro de 2007, está em curso, “criando condições para que as aprendizagens se possam desenvolver com qualidade”, afirmou João Alegria referindo-se à reorganização escolar, nomeadamente com a introdução do quarto agrupamento no sul do concelho, com a construção de um complexo escolar na zona central de Salreu, num investimento estimado de 2,5 milhões €.

Em fase de adjudicação está a Ampliação da Padre Donaciano, num investimento de 1,4 milhões €. A intervenção é direccionada para o Pré-Escola, construindo-se um de novo edifício com 6 salas para o Pré-Escolar, área polivalente e espaços de apoio. Já em Pardilhó, a EBI – Escola Básica Integrada está em obras, num investimento de 939.499,12 €. A empreitada vai adequar os espaços para o 1º ciclo, que funciona em instalações mais antigas, dando condições para que se concretize a Escola a tempo inteiro.

Conforme anunciou o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, a requalificação da Escola  Prof. Egas Moniz  foi conseguida no âmbito do protocolo de transferência de atribuições e competências para os municípios, tendo ficado determinada a atribuição de verbas pela DREC – Direcção Regional de Educação do Centro para a requalificação das escolas do 2º e 3º ciclos.  Avanca será beneficiada com um montante de 650.000€, a concretizar até 2012.

Em simultâneo, está em discussão final o projecto para a requalificação da Escola Secundária, pela Parque Escolar EPE. As obras irão arrancar no início de 2010, com um prazo de execução de 13 meses e um custo estimado em 10 milhões €.

A expansão da Biblioteca Municipal com dois novos pólos foi outra novidade dada à comunidade escolar. Com a abertura marcada para dia 28 de Setembro, o primeiro Pólo de Avanca funcionará no Centro de Documentação Egas Moniz, junto à Casa-Museu. O Pólo de Pardilhó ficará localizado no edifício da Quinta do Resende e abrirá no dia 6 de Outubro.