Abertura da A29 entre Estarreja e Angeja: Acessibilidade local com novas ligações

sexta, 11 de setembro 2009

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, assinalou em Salreu a abertura ao tráfego do lanço entre Angeja e Estarreja da A29. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, esteve presente na sessão que decorreu junto ao Nó de Salreu da A29, uma das reivindicações da autarquia introduzidas para melhorar as acessibilidades locais.

Trata-se de compensações “rijamente acordadas com o Governo” e que José Eduardo de Matos assinalou: “a Variante Norte do Eco-Parque, o Nó de Salreu, já prontos; e, a seguir, a integral beneficiação da EN109, as ligações a Ovar e à Murtosa, além da Circular à Cidade de Estarreja”.

Para o Ministro Mário Lino, “com o trabalho e participação de todos conseguimos desatar este nó”, uma vez que foi necessário “repensar o projecto e discutir com as Câmaras Municipais para encontrar a melhor solução”, sendo que “no âmbito das negociações foi possível estabelecer um conjunto de benfeitorias”.

Com a abertura da A29, as populações locais já sentem a redução de tráfego de pesados na EN109. Um aspecto que, para o presidente do Município, reforça a posição de Estarreja, bem como dos Municípios da Região de Aveiro, contra a introdução de portagens na A29. “Não permitiremos que o tráfego de camiões volte! Não estão reunidas condições pré-fixadas para a sua introdução”, declarou durante a sessão.

Sobre este assunto, o Ministro das Obras Públicas referiu que “não há alterações a introduzir à política do Governo sobre essa matéria”, adiantando que o processo só estará em condições de ficar fechado após as eleições. Faltam acertar matérias como a isenção das situações em que não há alternativas.

No seu discurso, José Eduardo de Matos não deixou de dizer ainda que “contestamos, ontem como hoje, a travessia, paralela e colada da A1 e A29: não é sólido planeamento, não é a melhor alternativa e, pior, é mais um constrangimento e incómodo para os estarrejenses”. Neste campo, José Eduardo de Matos mencionou “os 2 corredores do TGV que desde há meses constrangem o nosso desenvolvimento e implicam prejuízos reais para as empresas e para o nosso Plano de Pormenor da Plataforma Logística que iniciamos e tivemos de parar. Isso não é bom para  ninguém. E urgem as decisões. Assim,   não!”, exclamou o autarca.

O sublanço entre Estarreja e Angeja integra a Concessão Costa de Prata, tem uma extensão de 12,9 km e custou 60 milhões €.

Estarreja mais perto do mar

Esta manhã foi ainda consignada a beneficiação da Intermunicipal Estarreja – Murtosa (Estrada Nacional 109-5), entre Veiros e a Ponte da Varela, com uma extensão de 9,4 km. O empreendimento está orçado em 3,8 milhões de euros e incluirá uma ciclovia, permitindo o uso seguro da bicicleta até à Praia da Torreira. A obra tem um prazo de execução de um ano e é da responsabilidade da EP – Estradas de Portugal, E.P.E.

No fundamental, a começar na Rotunda de Veiros, a via actual receberá dupla ciclovia e rotundas nos actuais cruzamentos, permitindo a ligação de bicicleta à Torreira e maior segurança rodoviária. Uma obra há muito esperada pelo Município que vai melhorar as condições rodoviárias da via que liga Estarreja à Murtosa.