Espaço Ciência: Planetas de um Sistema Solar

segunda, 14 de setembro 2009

O ciclo de palestras Espaço Ciência termina este mês, no dia 16, na Casa-Museu Egas Moniz, com uma palestra sobre "Planetas de um Sistema Solar", com a presença de Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância. A iniciativa, da Câmara Municipal de Estarreja e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, está inserida nas comemorações dos 60 anos do Prémio Nobel da Medicina atribuído em Outubro de 1949 ao professor, médico e investigador Egas Moniz.

16 SETEMBRO’09

Máximo Ferreira – Centro Ciência Viva de Constância

Que teorias existem acerca do surgimento e evolução do universo? em particular sobre a formação do sistema solar. É possível conhecer e distinguir os vários planetas em termos de tamanho, massa e constituintes, apontando-se os argumentos que justificam a atribuição de designação de planeta, planeta-anão ou a simples denominação de corpo celeste. Graças à constante evolução da tecnologia é possível conhecer-se mais sobre a constituição dos corpos celestes, as suas trajectórias e posicionamentos no universo.

Máximo Ferreira, Director do Centro Ciência Viva de Constância, revelará neste café de ciência alguns detalhes sobre 2003-UB 313, avistado pela primeira vez em Outubro de 2003, e referirá a probabilidade de existência de milhares de corpos idênticos, presos à gravidade solar. Recordará as observações de Júpiter, Saturno, Lua e Vénus, realizadas por Galileu em 1609 através dos seus telescópios e as repercussões que as mesmas tiveram no conhecimento científico.

Espaço Ciência, acontece na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, integrado nas comemorações do 60º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Prof. Egas Moniz. Desta vez terá início pelas 21h com uma visita à casa que nos acolhe.

Contamos consigo!

data quarta-feira, 16 Setembro de 2009