Pólo da Biblioteca em Avanca “vai muito longe”

quarta, 30 de setembro 2009

A Câmara Municipal de Estarreja abriu em Avanca o primeiro Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal de Estarreja. O Pólo de Avanca funciona no Centro de Documentação Egas Moniz, junto à Casa-Museu. A sessão de abertura contou com a presença do 6º A da Escola E.B. 2,3 Egas Moniz. Alunos e professores foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e pelo Vereador da Educação, João Alegria.

Na opinião da estudante Maria Miguel, este local “é muito fixe porque pessoas fora da escola vão poder ter uma biblioteca”. A colega Mariana Marcelino acrescenta que este é “um local de história” e o Pólo “tem coisas muito interessantes, livros e computadores. É um espaço muito giro!”. Vânia Marco acredita que o Pólo “vai muito longe” e promete “recomendar o espaço. Vou passar a mensagem”.

Com esta nova valência pretende-se também dar mais vida à Casa-Museu e fruição à Quinta do Marinheiro, atrair outros públicos e centralizar aí as obras relacionadas com Egas Moniz, reforçando a sua divulgação, no momento em que se celebram os 60 anos da atribuição do Prémio Nobel.

A directora do Agrupamento de Escolas de Avanca, Elsa Monheiro, salientou que este “é mais um recurso que vai valorizar muito a vida académica dos nossos alunos no sentido de contribuir para o conhecimento das obras de Egas Moniz, que é o patrono do nosso agrupamento”. A intensificação do conhecimento das obras do cientista é uma das vantagens referidas pela professora que vê neste espaço um complemento aos “recursos que temos na nossa biblioteca escolar”.

Grande parte do espólio proveniente da antiga Biblioteca Calouste Gulbenkian é transferido para os pólos de leitura. Por outro lado, a autarquia pretende enriquecer o Fundo Local das novas estruturas. Este núcleo vai beneficiar das potencialidades do software da Rede de Bibliotecas, que possibilitará aos utentes de Avanca aceder ao espólio bibliográfico da Biblioteca Municipal de Estarreja e bibliotecas escolares.