Festival Sénior 2009

quarta, 07 de outubro 2009

A Câmara Municipal de Estarreja proporciona em Outubro, o Festival Sénior 2009, um mês de actividades destinadas aos munícipes com mais de 55 anos de idade. A oferta é diversificada e motivadora para que a participação dos seniores saia reforçada.

As Oficinas no Pavilhão Municipal de Estarreja desafiam os participantes a criar, nomeadamente, nas áreas da arte floral (um atelier muito concorrido o ano passado) e do artesanato em tecido. A actividade física, uma das fortes componentes do Festival em anos anteriores, não poderia deixar de estar presente, com campeonatos, jogos variados e aulas de fitness. Aliando o exercício ao património natural local, irão realizar-se visitas guiadas ao Percurso BioRia do Rio Jardim, em Canelas, onde os participantes poderão fazer uma caminhada de 4 quilómetros.

Na área cultural, e no ano em que se comemoram os 60 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina, irão decorrer visitas à Casa-Museu Egas Moniz. A música estará presente com um concerto de Trio Odemira no Cine-Teatro de Estarreja, a 28 de Outubro, às 18h. O programa Banda em Concerto, com a actuação da Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira no Cine-Teatro, é outra sugestão para uma tarde de domingo, dia 18.

O Rastreio dos Factores de Risco Cardíaco e o Espaço Saúde, do Centro de Saúde de Estarreja, sensibilizam para questões vitais nestas idades. Temas aliás que vão ser desenvolvidos na Exposição das Associações e Colectividades do Concelho, inserida no 2º Encontro da Rede Social, que terá como tema geral Saúde e Alimentação.

O habitual Passeio Sénior, que a autarquia promove há anos, vai juntar 1200 participantes. Este ano, com visita à Igreja de Caxinas, em Vila do Conde, e um convívio na Quinta da Malafaia, Esposende. As inscrições tiveram lugar em Julho, nas Juntas de Freguesia.

O Festival Sénior tem movimentado centenas de participantes nas edições anteriores. A promoção do bem-estar social dos idosos é o principal propósito do evento, que se realiza anualmente desde 2003. Inicialmente concebido para uma semana, o festival foi, em 2007, dilatado para um mês abrangendo várias iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo, que proporcionam ao público-alvo momentos de alegria, conhecimento e diversão.

Com este evento, e na linha de outras iniciativas realizadas ao longo do ano, em especial o programa +55, a Câmara Municipal vem contribuir para atenuar a solidão dos seniores, dinamizando momentos de lazer e reforçando a sua participação.

Esta franja da população tem vindo a aumentar progressivamente. A população envelhecida cresceu 24% entre 1991 e 2004. Existem no concelho 4888 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. A percentagem de população muito idosa (com 75 ou mais anos) residente no concelho é de 7,1% (dados de 2004). No concelho de Estarreja existem 26 idosos por cada 100 indivíduos em idade activa.

FESTIVAL SÉNIOR OUTUBRO 2009

OFICINAS – PAVILHÃO MUNICIPAL DE ESTARREJA
(necessário inscrição)

ARTE FLORAL
Sábado 24 Outubro (12 vagas) | Quinta-feira 29 Outubro (12 vagas)
Horário: 14h00 – 17h00
Conteúdos: Arranjos e Centros de Mesa
Material necessário: Avental; Tesoura (se possível também de poda); Faca; Alicate de Corte de Arame

ARTESANATO EM TECIDO
Sábado 24 Outubro (12 vagas) | Terça-feira 27 Outubro (12 vagas)
Horário: 14h00 – 17h00
Conteúdos: Execução de acessórios como alfinetes, ganchos para o cabelo, peças decorativas
Material Necessário: Restos de Tecidos; Tesoura; Linhas e agulhas; botões;

PASSEIO SÉNIOR (+ 65 anos)
Quarta-feira, 7 Outubro

VISITA GUIADA ao Percurso BioRia “RIO JARDIM”, Canelas * (4 km)
(necessário inscrição)