Ribeiro de Salreu foi renovado

quarta, 07 de outubro 2009

Em Salreu deu-se mais um passo para a valorização do património natural da Ria de Aveiro no Município de Estarreja. Os Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o da Junta de Freguesia de Salreu, Joaquim Henriques, inauguraram o Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu.

A Câmara Municipal está a revitalizar as áreas naturais que estiveram votadas ao abandono. O projecto BioRia, a requalificação de ribeiros e esteiros e a implementação de percursos pedestres e cicláveis vieram dar o impulso para “Virar Estarreja para a Ria”. O significativo reforço da rede municipal de saneamento básico traz também impactos na qualidade da água da Ria de Aveiro.

António Rodrigues Varum, 85 anos, foi um dos salreenses que se deslocou ao Ribeiro de Salreu nesse dia. “O ribeiro estava muito desprezado. Tive o prazer de, na idade que estou, ainda ver esta obra feita. Uma obra maravilhosa que agora podemos desfrutar. Estou muito feliz”, disse satisfeito com o resultado e esperando que se continue a intervir.

A obra foi levada a cabo pela Junta de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara. “Fomos até onde nos deixaram”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, referindo-se à ausência de uma gestão integrada da Ria de Aveiro e das hesitações quanto à jurisdição desta importante área natural que têm impedido as autarquias de intervir na zona lagunar.

POLIS intervém em Salreu

Um problema que o programa POLIS da Ria de Aveiro, fruto do acordo da Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal com o Ministério do Ambiente, vem resolver. Está previsto um plano estratégico de requalificação e valorização da Ria. A intervenção prevista para o Município de Estarreja até 2013 está estimada em 6 milhões de euros e abrange todas as Ribeiras, Ribeiros ou Esteiros no concelho.

O Ribeiro de Salreu está incluído no primeiro pacote de obras a levar a cabo no âmbito do POLIS da Ria de Aveiro, que abrange também o Esteiro de Estarreja e a 2ª fase do Ribeiro de Canelas.

Com uma dotação orçamental de 175 mil euros, a 2ª fase do Arranjo Paisagístico do Ribeiro de Salreu prevê o reordenamento e valorização paisagística, com criação de zonas de recreio e lazer; a criação  de  equipamentos  e  infra-estruturas  de  apoio  e  colocação  de  mobiliário; e a reabilitação de estruturas edificadas existentes para fins de divulgação do artesanato local e do património cultural e ambiental de Salreu e do Concelho.

Defesa dos campos e problema das marés

A forte inconstância dos fluxos de água nos canais, relacionada com a Barra do Porto de Aveiro, com enorme amplitude das marés e que dificulta a navegabilidade nos canais, foi um problema abordado por José Eduardo de Matos, que apelou para o estudo e aplicação de uma solução premente. Essa instável movimentação de águas afecta também as margens.

Em Salreu deixou ainda o pedido, dirigido ao Governo, para que se conclua o Dique do Baixo Vouga como solução única para a defesa dos campos agrícolas face à invasão das águas salgadas, estando em causa a continuidade da actividade agrícola numa das zonas mais férteis de Portugal.