Novas vias em Estarreja já em concurso

quinta, 22 de outubro 2009

A empresa Estradas de Portugal, S.A. publicou recentemente os anúncios de abertura de concursos públicos para o projecto de execução da “EN 224 – Variante entre a EN 109-5 (Km 2+597) e a EM 558”, continuação da nova Variante Norte ao Eco-Parque, e também para o estudo prévio da “EM 558-1 – Ligação entre a EN 109 (Rotunda do Hospital) e a EN 109-5 (Rotunda de Veiros)”, naquela que será a futura via Circular à Cidade de Estarreja.

Os concursos marcam mais um passo no processo de concretização da Nova Rede de Acessibilidades protocoladas pela Câmara Municipal com as Estradas de Portugal, contendo nomeadamente:

1 Beneficiação da EN109 – em Avanca, Beduído, Salreu, Canelas, Fermelã, com Requalificação da Ponte sobre o Rio Antuã;

2 Construção da Circular à Cidade de Estarreja – desviando o trânsito do centro urbano, desde Rotunda do Hospital à Rotunda de Veiros, daí à EN109, numa extensão total de 5,6km;

3 Construção da continuação da Intermunicipal Estarreja – Ovar, até à nova Variante Norte ao Eco-Parque;

4 Construção da ligação entre Veiros e Pardilhó, com cerca de 3 km, que constitui uma continuação da Variante Norte ao Eco-Parque. Serve a Murtosa com acesso facilitado à A29 e à A1.

O conjunto de intervenções compensatórias que vão estruturar/beneficiar todo o concelho envolvem um investimento de 12 milhões € nas 7 freguesias, tendo sido calendarizados até 2012 os projectos e as obras previstas no protocolo.