Conferência “Lazer e Turismo Ciclável em Portugal”

sexta, 06 de novembro 2009

Promover a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento e impulsionar a mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal. É este o objectivo da Conferência «O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal», que tem lugar hoje, dia 6 de Novembro, desde as 09h30, no Auditório da Reitoria da UA – Universidade de Aveiro.

O evento desenvolve-se âmbito do Projecto Cicloria, iniciativa aprovada recentemente pelo Programa Operacional de Valorização do Território – Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano – Acessibilidade e Mobilidade Urbana, na qual participam a Universidade de Aveiro e os Municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar.

Relembre-se que o Projecto Cicloria nasceu de um desafio lançado aos restantes parceiros pela autarquia Estarrejense, razão da presença na Sessão de Abertura do Presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo de Matos, além de vários Técnicos de diversas áreas conexas, face à integração deste vector no desenvolvimento sustentável.

A abordagem que a organização pretende discutir na conferência, e adoptar no desenvolvimento do projecto, será de aprofundamento da articulação entre as diferentes áreas disciplinares (ordenamento do território, turismo, biologia e geologia, ambiente, educação e cultura, design e comunicação, telecomunicações, engenharia mecânica e civil e saúde) para a definição de um adequado e articulado programa de projectos e iniciativas que visem:

i) promover o uso da bicicleta na região, sobretudo na perspectiva do lazer e turismo, mas também com a valorização de estilos de vida saudável;

ii) organizar e qualificar os elementos estruturantes do território com vocação ligada à mobilidade suave, ao lazer e ao turismo;

iii) valorizar os recursos naturais, culturais e patrimoniais e o conhecimento que se tem vindo a produzir sobre os mesmos;

iv) mobilizar o conhecimento tecnológico (em especial as tecnologias móveis - GPS) para proporcionar formas inovadoras de usufruto e conhecimento do território;

v) promover o desenvolvimento de I&D ligado à bicicleta, em especial nos domínios da tecnologia, design, materiais e energia;

vi) estimular o envolvimento das comunidades educativas e agentes sociais e económicos na definição, construção e implementação do projecto.

O programa da conferência é o seguinte:

09h00 Recepção dos participantes

09h30 Sessão de Abertura
Vítor Campos – Director Geral do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano
Artur Rosa Pires – Reitoria da Universidade de Aveiro
Santos Sousa – Presidente CM Murtosa
José Eduardo de Matos – Presidente CM Estarreja
Manuel de Oliveira – Presidente CM Ovar

10h15 Challenges for EU cycle tourism policies
Les Lumsdon (Univ. Central Lancashire – Reino Unido)

10h45 Apresentação do Projecto CICLORIA
Artur Rosa Pires / Jorge Carvalho / José Carlos Mota – UA