Projecto de Luta contra a Pobreza Projecto Família – Plano Anual 2002

segunda, 04 de março 2002

Apesar de constituir uma continuidade do projecto inicial (Inovar Estarreja), o actual executivo camarário pretende que a intervenção do Projecto agora designado Projecto Família, seja pautada por uma nova filosofia: ainda que se pretenda continuar a intervenção ao nível da recuperação habitacional, a tónica residirá no desenvolvimento social da população abrangida. O plano e orçamento apresentado junto do Comissariado pelo anterior executivo não foi aprovado na íntegra, pelo que houve necessidade de fazer uma selecção dos objectivos e acções inicialmente previstos. A entidade gestora do Projecto será a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja. Esta decisão prendeu-se não só com a proximidade geográfica entre a referida instituição e a Câmara Municipal de Estarreja mas também com a maior capacidade de resposta ao nível dos recursos humanos. A equipa do Projecto Família será composta pela Chefe de Projecto, por um animador socio-cultural, por uma educadora de infância, por um psicólogo, por um assistente social. Toda a componente contabilística estará a cargo da entidade gestora. Na recuperação habitacional será dada prioridade aos casos já apoiados pelo Projecto mas que a verba atribuída não contemplou a totalidade das necessidades de cada agregado. Só depois de resolvidas estas situações será dado apoio a novas situações. As áreas de intervenção são : Habitação, Formação Profissional, Educação, Juventude e Segurança Social.