“O Concelho de Estarreja” desde 1901 no Arquivo Municipal

segunda, 02 de novembro 2009

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o protocolo que visa o Depósito da Colecção de Jornais do “O Concelho de Estarreja” no Arquivo Municipal.

Conforme explica o vereador do Pelouro da Educação e Cultura, João Alegria, “após contactos com os responsáveis do Jornal “O Concelho de Estarreja”, foi acordado encetar o trabalho de conservação e divulgação da sua vasta Colecção de Jornais, cujo início remonta a um de Outubro de 1901”.

Com base no artigo 23º do Regulamento do Arquivo Municipal, “a Câmara Municipal de Estarreja, através do seu Arquivo Municipal, deve também intervir fora do seu espaço institucional, incorporando, por compra, doação ou depósito, fundos arquivísticos de natureza diversa, provenientes de entidades públicas ou privadas, em qualquer tipo de suporte (papel, filme, banda magnética, registo electrónico, etc.) que tenham interesse para a salvaguarda e conhecimento da memória cultural e colectiva do concelho”.

De acordo com o protocolo, os proprietários do jornal centenário, herdeiros de Domingas Cândida de Matos e Sousa Mota, entregam toda a colecção de Jornais, a título de depósito, por um período de 30 anos, eventualmente renovável por igual prazo, para tratamento arquivístico, digitalização, divulgação e conservação.

Do tratamento arquivístico consta a limpeza mecânica, ordenação, numeração, recenseamento e descrição arquivística, consoante as normas arquivísticas em vigor e sua acomodação em unidades de instalação apropriadas à tipologia dos documentos.

O trabalho de estudo, conservação, divulgação e promoção do riquíssimo património cultural concelhio é um instrumento de fundamental importância para a Comunidade Estarrejense. Através do conhecimento da sua história, mais se identifica e valoriza, e, melhor prepara o seu futuro.

Esse esforço tem sido visível na conservação dos monumentos de interesse público, na promoção dos autores locais e na publicação de temas da nossa história e cultura local, de que a Revista “Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja” – cuja edição nº3 será lançada em 14 do corrente, na comemoração dos 490 anos do Foral de Antuã – representa um bom exemplo deste envolvimento colectivo e da inovação da Câmara na preservação das nossas raízes.