Lançamento da edição nº3 da Revista "Terras de Antuã"

COMEMORAÇÃO DOS 490 ANOS DO FORAL DE ANTUÃ

quarta, 11 de novembro 2009

A Câmara Municipal de Estarreja vai comemorar o 490.º aniversário da outorga do Foral a Antuã com a edição número 3 da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, no próximo sábado, dia 14, pelas 17h00, no Edifício dos Paços do Concelho.

A sessão será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos e nela, para além da referência ao foral outorgado por D. Manuel I em 15 de Novembro de 1519, se integram as comemorações do 60.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Prof. Egas Moniz. Este será o tema de capa desta publicação anual dirigida por Delfim Bismarck Ferreira, conservador da Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira – Estarreja.

A revista compila doze artigos contando com um leque de historiadores e investigadores. António Augusto Silva, António Vítor N. de Carvalho, Diana Cunha, Susana Temudo Silva, Delfim Bismarck, José Augusto Tavares Gurgo e Cirne, Marco Pereira, Margarida Castro, Maria Clara de Paiva Vide Marques, Maria Manuel de Vilhena Barbosa, Rosa Maria Rodrigues, Teresa Cruz Tubby e Valter Santos são os autores que assinam os artigos desta edição.

A publicação pretende ser um veículo de divulgação e de discussão da memória colectiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; e meio de angariação de uma base iconográfica.

O nome da revista representa uma homenagem ao lugar que, em tempos remotos foi paróquia visigótica, freguesia e vila medieval, sede de julgado e de concelho, e a principal povoação que por estas paragens existiu até meados do século XVI. É também uma singela homenagem ao principal curso de água que atravessa o concelho e que terá sido factor relevante no povoamento das suas margens.