CicloRia pretende ser modelo da mobilidade

Conferência “Lazer e Turismo Ciclável em Portugal”

terça, 10 de novembro 2009

Mudar o padrão de mobilidade urbana afirmando o potencial da região de Aveiro para a promoção do turismo ciclável é um dos objectivos do Projecto CicloRia, a executar pelos Municípios de Estarreja, Ovar e Murtosa, em parceria com a Universidade de Aveiro (UA).

Como forma de marcar o arranque deste projecto, as autarquias promoveram a Conferência «O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal», na passada sexta-feira, na UA. O evento serviu para se reflectir sobre as políticas de desenvolvimento e formas de se impulsionar a mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal.

O CicloRia nasceu de um desafio lançado pela autarquia estarrejense aos restantes parceiros. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo de Matos, salientou que “tínhamos conhecimento do Território, da Cultura e da História. A verdade é que estamos todos interligados. Não há fronteiras, barreiras ou muros de Berlim”. O desafio era por isso inevitável para que se potencializem esses patrimónios comuns com “ferramentas multidisciplinares e troca de saberes”. Acérrimo defensor do “intermunicipalismo”, o autarca entende que este projecto é impulsionador do incremento de outras relações com entidades privadas e públicas, com consequentes impactos nas realidades económicas, culturais e sociais.

Um factor referido por Jorge Carvalho, professor de urbanismo da UA, no programa “Portugal em Directo”, da Antena 1 (link: http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1043). O CicloRia criará circuitos destinados à bicicleta mas também perspectiva um desenvolvimento local que envolva os agentes económicos, culturais, sociais e as comunidades educativas. Trata-se de articular agentes para desenvolver planeamento. A perspectiva integradora das várias áreas disciplinares e instituições é um aspecto inovador do CicloRia realçado pelo elemento da UA.

Para o presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Santos Sousa, o CicloRia representa “a vontade de ligação em rede para que do ponto de vista do lazer e turismo haja uma oferta maior”.

O projecto intermunicipal foi uma das 13 candidaturas aprovadas pelo Programa Operacional de Valorização do Território – Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano – Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Com um investimento de um milhão de euros, serão criadas condições de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável, com motivação de lazer e turismo na região da ria de Aveiro.

O CicloRia terá uma rede de percursos com 35 quilómetros de vias cicláveis e 300 bicicletas gratuitas. A partir de 2011, as vias cicláveis estarão prontas a receber os visitantes. Serão apetrechadas com equipamentos de apoio, placards de informação e sinalização. A rede começará no limite dos municípios de Estarreja/Murtosa na margem nascente da Ria em direcção a Ovar, até à zona do Carregal.

O conceito base assenta em 5 pilares: definição de um sistema de vias cicláveis de carácter urbano e ribeirinho, a oferta de um sistema de bicicletas de utilização colectiva, a organização de circuitos temáticos cicláveis, a mobilização dos actores locais no desenvolvimento de acções de animação e a produção e organização de conteúdos para vários suportes de comunicação.

A conferência contou com a participação de especialistas britânicos e espanhóis, apresentando-se como um espaço de reflexão sobre a necessidade de se desenvolverem políticas inovadoras de mobilidade ciclável ligada ao turismo e ao lazer.


[Blog do Projecto http://cicloria.blogs.sapo.pt]