Acções de formação sobre desporto

quarta, 11 de novembro 2009

A Câmara Municipal promove acções de formação sobre desporto, nos dias 13 e 27, na Biblioteca Municipal de Estarreja. "Como evitar a desistência e aumentar a participação: o papel da motivação no desporto" é o tema da primeira palestra a abordar por Jorge Silvério, Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e coordenador do curso de Mestrado Integrado em Psicologia Desportiva da Universidade Minho.

No dia 27, Jorge Rito, treinador principal da equipa de andebol sénior do ABC – Andebol SAD e coordenador pedagógico dos escalões de formação do ABC, falará do tema "Da formação à alta competição, que percurso".

Os interessados ainda podem proceder à inscrição para participação nas acções.

Jorge Silvério [prelector]
13 Nov. 2009 [Sexta] 21H00

"Da formação à alta competição, que percurso"
Jorge Rito [prelector]
27 Nov. 2009 [Sexta] 21H00

Inscrições (até 6 de Novembro)
na Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Estarreja
ou através do e.mail: jorge.crespo@cm-estarreja.pt
+ informações: 234 840 600

Jorge Manuel Amaral Silvério é licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, tem uma Pós-Graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford e foi o primeiro mestre em Portugal em Psicologia do Desporto (grau obtido na Universidade do Minho). Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e coordenador do curso de Mestrado Integrado em Psicologia Desportiva da Universidade Minho. É membro de vários projectos de investigação nacionais e internacionais sendo o coordenador do projecto Realidade Virtual no Tratamento da Acrofobia financiado pela Fundação Bial. Organizou vários congressos, seminários, colóquios e simpósios Nacionais e Internacionais.

É colaborador regular de vários jornais, revistas e rádios. É autor de comunicações em congressos nacionais e internacionais, publicações em revistas e livros nacionais e internacionais incluindo o seu mais recente livro “Como ganhar usando a cabeça” actualmente em 4ª edição. É formador convidado da Federação Portuguesa de Futebol (foi o responsável da disciplina de Ciências do Comportamento em dois cursos UEFAPROIV Nível para treinadores de Futebol tendo tido como alunos, entre outros, José Mourinho, José Peseiro, José Couceiro, Carlos Carvalhal, Carlos Brito, Domingos, Vítor Pontes, Luís Castro) e da Federação Portuguesa de Natação, bem como de outras Federações e agremiações desportivas. Foi assessor da Comissão Médica da Missão Olímpica Sydney 2000. Assinou recentemente um protocolo com a Comissão de Atletas Olímpicos para proporcionar apoio psicológico aos atletas Olímpicos e Esperanças até Agosto de 2012. Viu recentemente o seu currículo ser incluído no livro “500 Líderes da Europa para o Novo Século” editado pela Baron´s Who´s Who. Foi nomeado pela Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional Provedor do Adepto a partir da época desportiva 2009-2010.

Jorge Manuel Gonçalves Rito é licenciado em Educação Física, pelo Instituto Superior de Educação Física de Leninegrado, Ex-União Soviética. É mestrado em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. Diplomado pela Federação Portuguesa de Andebol como treinador de grau 3. Actualmente é professor titular de educação física na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, onde desempenha também as funções de coordenador do departamento de expressões e membro da comissão de coordenação da avaliação do pessoal docente. É treinador principal da equipa de andebol sénior do ABC – Andebol SAD e coordenador pedagógico dos escalões de formação do ABC.

No âmbito do Andebol participou em vários seminários, entre os quais no Seminário de Andebol para Treinadores de Elite (2001) e no Symposium for Coaches da EHF, para treinadores de andebol (2002). Participou como prelector em muitas acções de formação, destacando entre elas, curso nacional de treinadores de 2º grau; a formação Desportiva: do fomento e promoção à especialização e alta competição”, com o tema: “Da formação ao Alto Rendimento” (Póvoa de Lanhoso); aula proferida na disciplina de andebol para alunos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com o tema: “Escalões de formação e orientação de uma equipa sénior”. Como treinador de Andebol: Treinador Adjunto da Selecção Nacional Sénior e Treinador Principal da Selecção Nacional de Esperanças – 1990; Treinador Principal da Equipa sénior do Andebol Clube de Fafe – 2003; Treinador Principal da Equipa sénior do ABC Andebol SAD – 2004/2007. Os resultados de maior destaque como Treinador de Andebol foram: Vice campeão Europeu de Clubes – 1993/1994; Quartos de final da Liga dos Campeões – 2000/2001; Finalista da Taça Challenge – EHF 2004/2005; Campeão Nacional de Seniores IV Liga Profissional – 2005/2006; Campeão Nacional de Seniores da V Liga Profissional – 2006/2007; Vice-campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal – 2007/2008; Vencedor da Taça de Portugal – 2008/2009. Foi distinguido como “treinador do ano” pela Liga Portuguesa de Andebol – época 2006/2007 e pelo ABC Andebol SAD- Jan.2008.