EN 109-5 em obras: Ciclovia até à Torreira será uma realidade

quinta, 19 de novembro 2009

A Estradas de Portugal já deu início em Veiros às obras de beneficiação da Intermunicipal Estarreja – Murtosa (Estrada Nacional 109-5), com uma extensão até à Ponte da Varela de 9,4 km. A obra foi adjudicada por 3,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

Beneficiação do piso, construção de pistas cicláveis e transformação em rotundas da maioria dos actuais cruzamentos são as principais melhorias da empreitada.

No fundamental, a começar na actual Rotunda junto à Urbanização da Póvoa de Baixo, a via receberá ciclovia em ambos os lados até à futura rotunda do Esteiro da Murtosa - sendo que a partir desse ponto a ciclovia seguirá pelo lado nascente -, introduzindo rotundas nos actuais cruzamentos. Com esta empreitada, Estarreja passará a ter ligação de bicicleta à Torreira e, por outro lado, maior segurança rodoviária.

Uma obra há muito esperada pelo Município que dotará Veiros de um amplo e mais seguro acesso urbano, além de qualificar a via e melhorar as condições de intensa circulação da principal estrada de ligação entre Estarreja e Murtosa. Permitir o uso seguro da bicicleta até à Praia da Torreira é um passo mais na estratégia da autarquia de criar uma rede municipal e intermunicipal de fruição das 2 rodas.