Visita do Presidente da República: Estarreja no Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras

segunda, 23 de novembro 2009

O Presidente da República visitou Estarreja, no âmbito do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras. Aníbal Cavaco Silva esteve no Eco-Parque Empresarial, tendo sido recebido na empresa Tensai Indústria S.A. - Electrodomésticos. Em Estarreja, o Chefe de Estado veio “sublinhar a importância da inovação ambiental” e assim “revelar os bons exemplos”, afirmou aos jornalistas no final da visita.

O “Eco-Parque de Estarreja e esta empresa foram escolhidos como exemplos de conciliação entre projectos empresariais e respeito pelas regras ambientais. Estarreja não é apenas o pólo petroquímico cuja imagem do passado, e que já foi corrigida, não era muito positiva. Estarreja tem vindo a fazer um esforço para afirmar-se como um concelho onde o ambiente respeitado, preservado convive e convive bem com as actividades económicas”, declarou Aníbal Cavaco Silva durante a sessão oficial. Mais destacou a matriz de exigências que é imposta às empresas que se localizam neste Eco-Parque e o aproveitamento das belezas paisagísticas da Ria, nomeadamente no projecto CicloRia que envolve também os municípios de Ovar e Murtosa.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, sublinhou a aposta na “Economia como factor de reinvenção do Município, criando emprego, dando oportunidades aos Jovens, com impacto no comércio local e na Coesão Social. Apostamos nas diferenças do conceito e na centralidade regional. As características ambientais dos projectos candidatos à instalação no Eco-Parque são valorizadas na fixação do preço do terreno. Assim como a deslocalização que possibilita um mais correcto ordenamento do território”.

O autarca deu a conhecer a realidade actual do Eco-Parque: 17 Empresas instaladas ou em instalação, que representam 718 empregos contratualmente previstos, num investimento privado directo em curso de 27 milhões de euros. José Eduardo de Matos voltou a insistir na captação do investimento da fábrica de baterias da Nissan Renault, que aguarda decisão final. “Concentramos, com a CINCA e o Pólo Químico, quatro projectos PIN – de interesse nacional. Queremos mais”.

A ampliação do Eco-Parque “visando a duplicação da sua área e reforçando as acessibilidades rodoviárias/ferroviárias” é um passo já definido pela Câmara Municipal. Por outro lado, “avançámos para a concepção de uma Área Social, contendo valências complementares e de suporte, da formação aos serviços”, adiantou o Presidente do Município. José Eduardo de Matos partilha de “uma visão supra-municipal, corporizando na intencionalmente designada Região de Aveiro (Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga), uma nova dimensão da acção autárquica”.

O Presidente da República veio demonstrar que “ambiente e desenvolvimento não são inimigos. Pelo contrário, é possível aproveitar a imagem de respeito e preservação do ambiente para criar valor acrescentado no domínio das empresas. A Tensai é um exemplo de uma unidade que faz um esforço para respeitar completamente a matriz de exigências ambientais que são impostas pela Câmara aqui neste Eco-Parque”.

Mencionando as dificuldades que o país atravessa, nomeadamente os elevados níveis de desemprego e de endividamento externo, Cavaco Silva insiste que é necessário apostar nas exportações. Numa empresa que exporta cerca de 90% da sua produção, chegando a exportar para 30 países, “foi com uma satisfação enorme que tomei conhecimento da percentagem da produção realizada na Tensai que é destinada a mercados externos exigentes. Interessa sublinhar a vontade de inovar, de encontrar factores complexos de competitividade que estão para além dos salários baixos. É por essa forma, pela inovação, pela investigação, pela qualidade, que nós conseguiremos aumentar o valor acrescentado nacional e enfrentar com sucesso a concorrência de outros países”.

“Nesta casa a palavra crise não existe”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Tensai, João Preto, que recordou o longo percurso desta empresa familiar que nasceu da aquisição em 1989 de uma empresa que estava para fechar as portas, salvando-se 30 postos de trabalho.

Hoje o grupo Tensai, “uma empresa moderna e competitiva”, está instalado em Estarreja nascendo da fusão das duas empresas do grupo do Norte do país (Aveiro e Trofa), numa fábrica desenhada com princípios de sustentabilidade ambiental e de melhoria das condições produtivas na perspectiva dos seus trabalhadores. A unidade está equipada com uma área laboratorial de ensaio, testes e de investigação tecnológica e um departamento de design. Até ao final do primeiro trimestre de 2010, a Tensai estará a laborar a 100% com 250 postos de trabalho. Com um volume de negócios de aproximadamente 50 milhões de euros em 2008, a produção anual é superior a 300 mil unidades.

A TENSAI distingue-se pela sua elevada componente tecnológica, ocupando lugar de destaque a nível europeu na produção de produtos de frio horizontal. Com manifestas preocupações com o bem-estar dos seus trabalhadores, proporciona um excelente ambiente de trabalho, visível também nas modernas instalações edificadas no Eco-Parque Empresarial de Estarreja.


Incubadora de Empresas em Rede

Durante a cerimónia, a Câmara Municipal de Estarreja e a Universidade de Aveiro assinaram um protocolo de colaboração para criação da Incubadora de Empresas em Rede. O Chefe de Estado felicitou “a Câmara Municipal de Estarreja pelo que está a fazer em todo o concelho no domínio ambiental mas também por esta ligação ainda mais forte à Universidade de Aveiro”.

Para José Eduardo de Matos, “assim, o Eco-Parque já não tem fronteira aqui, antes se interliga à Ciência e Inovação, em cuja rede de promoção do empreendedorismo e de transferência de tecnologia somos parceiros e seremos sócios”.

A GrupUNAVE e o Município de Estarreja integram, juntamente com outros parceiros estratégicos, uma Plataforma de Apoio e Valorização do Empreendedorismo e Inovação da Região de Aveiro. Esta Plataforma é constituída por uma rede de parceiros e visa promover a criação de empresas com elevado potencial, capazes de criar emprego especializado, nos vários municípios aderentes, promovendo a atracão e fixação de talentos e dinamizando o investimento empresarial e a valorização da região.

A Plataforma visa ainda reforçar a articulação, numa base territorial alargada, entre as empresas, associações empresariais, a Universidade de Aveiro e outras entidades para o desenvolvimento regional e promover a participação dos municípios em acções concertadas de desenvolvimento regional, incluindo projectos de índole nacional ou internacional.

Em Estarreja, a Incubadora irá funcionar nas recuperadas instalações do Antigo Colégio (ex Escola Padre Donaciano).