Dançando Zeca 80 Anos de Movimento

quinta, 26 de novembro 2009

O Cine-Teatro de Estarreja recebe esta noite, às 21H30, o espectáculo de dança "Dançando Zeca, 80 Anos de Movimento".

A comemoração do 80.º aniversário do nascimento de José Afonso será o momento de levar a cabo este projecto em torno desse ícone Português, e no espírito da canção Traz um amigo também. Este projecto porá em ressonância o hip-hop, a encenação contemporânea, as artes de rua e a música de José Afonso, além de ser um momento de encontro entre França e Portugal, permitindo a partilha de duas visões da dança e favorecendo o sempre frutuoso intercâmbio cultural.

O trabalho será realizado com base na vida e obra de José Afonso e será levado a cabo por Alcides Valente, na qualidade de coreógrafo e por dois bailarinos franceses que serão também assistentes da coreografia. Serão feitas audições a bailarinos portugueses de modo a encontrar quatro ou cinco que integrem o projecto a desenvolver colectivamente. Haverá ainda master classes técnicas e artísticas abertas ao público e aos estudantes e professores de música da região de Aveiro.

O resultado final, que constituirá a primeira parte de um projecto maior intitulado Água Salgada, será apresentado sob a forma de espectáculo em vários espaços, entre os quais o Cine-Teatro de Estarreja.

Desde há muito que desejo trabalhar em torno da música de José Afonso. O que me atrai na sua obra é a multiplicidade de universos musicais que abrange: do fado ao canto popular. Isso abre-me várias possibilidades ao nível da coreografia e da encenação. José Afonso é uma personagem controversa, mas esse é mais um factor de atracção, pois as minhas coreografias também têm suscitado polémicas.

Com a Produções Aleatórias, a Tempos e Eventos e outros “amigos também”, seremos muitos, unidos pela arte, a prestar a tão merecida homenagem a Zeca Afonso.
Alcides Valente - Coreógrafo

Portugais de naissance, j’ai rapidement eu l’envie de voyager, porté par un profond désir de rencontrer l’autre, d’échanger, de découvrir. Cette envie de m’enrichir de différents univers m’a amené dans différents pays d’Europe, aux Etats-Unis, avant de m’installer quelques années en Belgique, puis en France. C’est dans cette diversité que je me suis épanoui. Etre capable de changer, de s’adapter, en constante évolution… voilà ce qui me plait. Ce qui me pousse à créer, aussi.Alcides Valente - Chorégraphe de la Cie Etre’Ange