Ampliação da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire

segunda, 11 de janeiro 2010

No último dia de 2009, a Câmara Municipal  lançou o procedimento para a execução da empreitada de ampliação da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância Padre Donaciano de Abreu Freire. O preço base é de 1.440.000.00 € (um milhão quatrocentos e quarenta mil euros), acrescido do IVA à taxa legal em vigor e com um prazo de execução de 18 meses, por ajuste directo com convite a vários interessados.

A empreitada compreende a construção de um edifício destinado a dar resposta ao Pré-Escolar, com 6 salas e respectivos espaços de apoio, o alargamento e adaptação do edifício que comporta o actual refeitório, procurando uma integração espacial que permita a utilização por parte dos futuros alunos dos equipamentos de apoio do complexo (Pavilhão, Refeitório, Biblioteca). Consequentemente, o perímetro do espaço escolar será alargado para Norte.

A intervenção contempla ainda os arranjos exteriores o que vai permitir criar uma via de circulação em redor do estabelecimento e organizar a entrada e saída dos alunos dos transportes particulares e colectivos, criando-se condições de segurança e terminando com os actuais congestionamentos da circulação automóvel.

Embora o complexo escolar esteja a funcionar em pleno, com os inúmeros edifícios que o compõem, o objectivo da intervenção é integrar o Jardim-de-infância. Assim, a intervenção visa a reabilitação, requalificação e a criação de novos espaços escolares, para se poder atingir uma maior eficiência e racionalização de recursos e funcionamento, promovendo-se a articulação física e pedagógica de acordo com o enquadramento da Carta Educativa Municipal.