Estarreja no pelotão da frente, regional e nacional

Certificação da Qualidade – Um processo universal e contínuo

terça, 12 de janeiro 2010

A Autarquia de Estarreja está num grupo pioneiro ainda restrito de organizações que assumiram e se comprometeram formalmente com o Sistema de Gestão de Qualidade, que visa fazer cada vez mais consistente e melhor, disponibilizando toda a sua organização para auditorias anuais de verificação de conformidade, por entidades externas credenciadas.

Ao fechar o ano de 2009, e em jeito de balanço, justifica-se fazer o enquadramento de uma orientação estratégica assumida pela Câmara Municipal de Estarreja, em 2005, e que se dirigia para a Certificação progressiva dos seus Serviços e Actividades.

Em Portugal, encontram-se certificadas 6325 organizações, sendo que apenas 43 são Câmaras, o que equivale a 14% das 308 autarquias do País, sendo 5 delas do Distrito de Aveiro (Estarreja, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira; Águeda e Santa Maria da Feira – Biblioteca).

Este processo, discreto e sistemático, só tem sido possível pelo empenhamento de todos os trabalhadores da organização Câmara, que se vão adaptando a uma Cultura organizacional onde as exigências de consistência, transparência, modernização e conceito de “cliente/utente” são as palavras-chave. Desde 2007, 215 funcionários já foram abrangidos pela implementação do sistema, tendo sido realizadas 19 Auditorias Internas.

Estarreja quer reforçar vanguarda

Trata-se de um esforço inteligente e colectivo, de aprendizagem e evolução, contínuo e persistente. E a autarquia de Estarreja tem estado nessa vanguarda, fazendo um investimento sem capital num processo que se espera de elevado retorno na eficiência organizacional.

Considerando este balanço e os resultados já obtidos pela organização,  o Executivo considera adequado, com o reforço de um recurso humano para coordenação do Sistema da Qualidade (em procedimento concursal) e uma maior visibilidade da gestão e das chefias neste processo de Melhoria Contínua (assumido pela nova Vereadora), o modelo de apoio à consolidação da Certificação da Qualidade da organização CME.

Recomenda contudo a continuidade de uma colectiva postura de auto crítica sobre o desempenho e a eficácia dos processos de trabalho, visando sempre a produtividade, a eficácia e o desenvolvimento e consolidação dos conceitos de trabalho em equipa e de satisfação dos recipientes dos resultados dos serviços e actividades desempenhadas pela organização.

Para se balizar a dimensão desta orientação e deste compromisso voluntário, que assenta nos princípios da Melhoria Contínua e da Modernização Administrativa, é importante referir que a Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Certificados por Normas Internacionais de referencial ISO 9001, se encontram activos em 176 diferentes países e atingem já 1 milhão de certificados.

Quando se passa para o enquadramento Comunitário Europeu, esse processo de certificação está instalado em todos os 27 países da EU, com a Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido a dominarem as primeiras posições. Portugal encontra-se a meio dessa escala, na 13ª posição.