Programa de Respostas Integradas cumpre um ano no terreno

Combate ao consumo de substâncias psicoactivas

quarta, 13 de janeiro 2010

Após um ano no terreno, o PRI – Programa de Respostas Integradas (PRI) do Território de Estarreja faz o balanço ao conjunto de intervenções desenvolvidas pelas entidades parceiras que, de forma concertada, têm o objectivo de dar respostas globais aos problemas relacionados com o consumo de substâncias lícitas e ilícitas.

O Núcleo Territorial (NT) é a instância de coordenação do PRI de Estarreja, que foi formalizado em Dezembro de 2008. Câmara Municipal, Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e sete entidades locais assumiram o compromisso de criar um programa de respostas integradas destinado à prevenção do consumo e ao encaminhamento para tratamento, nos casos mais graves.

Na área da Prevenção, este programa desenvolveu acções específicas consoante os grupos-alvo.

O projecto “Eu e os Outros” envolveu 521 alunos dos três Agrupamentos Escolares e da Secundária, tendo tido uma boa aceitação em todas as escolas por parte dos professores e estudantes. A partir do site infanto-juvenil www.tu-alinhas.pt, dedicado à prevenção das toxicodependências, foi lançado o jogo "Eu e os Outros", constituído por 8 histórias nas quais os alunos têm por missão ajudar os personagens nas suas aventuras. Nas histórias cada um dos personagens vive algumas situações que lhes permitem aprender muito sobre as suas emoções, os seus comportamentos, as suas relações com os colegas, professores, pais, irmãos e onde partilham algumas reflexões sobre diversos temas que todos os dias lhes colocam dúvidas e inquietações.

A intervenção junto do público em geral decorreu na época do Carnaval 2009, em parceria com a Associação de Carnaval de Estarreja. A acção envolveu directamente 387 pessoas e baseou-se na realização de testes de álcool e esclarecimentos sobre o consumo desta substância lícita mas fonte de preocupações, por ser um problema recorrente, transversal e mesmo cultural, e ao qual está muitas vezes associada a violência familiar.

Outra vertente do compromisso refere-se à área de tratamento, pretendendo-se responder de forma próxima e cabal às necessidades dos indivíduos com problemas de adição. Ao nível de tratamento, a ajuda chegou a 53 utentes. Os tratamentos nos CAT – Centros de Atendimento ao Toxicodependente baseiam-se em três processos:

1. Desintoxicação; 2. Reabilitação psicológica. Não basta que o toxicodependente deixe de consumir. Aliás, a eliminação do consumo é a fase mais fácil do processo. Na reabilitação psicológica começa a parte difícil do tratamento. É necessário que o toxicodependente sinta que é capaz e tem razões para viver sem a droga, estimulando e desenvolvendo a sua auto-estima, os seus interesses e as suas capacidades através de diversas actividades e aconselhamento familiar; 3. Reinserção social. É necessário que o (ex) toxicodependente trabalhe, eventualmente constitua família e se insira progressivamente em associações ou em actividades integradas no seu meio social.

ACÇÕES PARA 2010

Na área da prevenção universal:

O projecto “Eu e os Outros” continua a funcionar em todos os Agrupamentos Escolares e na Secundária de Estarreja, estando a decorrer nas escolas acções de formação para professores, orientadas por formadores do IDT. Após uma fase inicial de sensibilização para a participação no projecto, que decorreu em Novembro e Dezembro, actualmente os docentes já estão em formação para iniciarem a aplicação do programa. Durante a sua aplicação os docentes mantêm contacto com os elementos do IDT e da autarquia.

A intervenção em contextos recreativos e de lazer, através de acções de proximidade junto dos consumidores recreativos, tem a finalidade de evitar ou atenuar o risco de consumo. Neste âmbito, o Núcleo está a organizar acções de formação envolvendo os Escuteiros de Estarreja que irão apoiar a intervenção do PRI durante o Carnaval de Estarreja.


Na área da prevenção indicada:

O NT continuará a promover a consulta de atendimento, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento, destinada a crianças, adolescentes e jovens utilizadores (não dependentes) de substâncias psicoactivas (lícitas e/ou ilícitas) ou com comportamentos de risco potenciadores desse consumo. A marcação das consultas pode ser efectuada diariamente das 9h às 13h e das 14h às 17h por telefone: 234 004 406/ 969 654 977.

Foi iniciada a aplicação do programa de desenvolvimento de competências pessoais junto de uma turma do 8º ano da Escola Secundária de Estarreja, com o objectivo de diminuir o uso e abuso de drogas e/ou retardar o início destes consumos e promover comportamentos adequados na sala de aula e em contexto social. Com o objectivo de chegar a todos os alunos dessa turma e aos seus familiares, o programa é constituído por 12 sessões que se organizam em torno de 3 componentes fundamentais: resolução de problemas, regulação emocional e competências de comunicação.

A eficácia do programa será avaliada através de questionários aplicados antes e depois da dinamização do programa e por comparação com uma turma de controle. Esta acção poderá ser alargada a outras turmas.

Na área do tratamento/reinserção:

Será dada continuidade ao apoio do CAT a nível do acompanhamento dos utentes de Estarreja e com a administração de Metadona através do Centro de Saúde. Na área da reinserção além do apoio do IDT, o NT desenvolve um trabalho em articulação com todas as estruturas locais (ao nível da inserção no mercado de trabalho e formação profissional, promoção das relações sociais e familiares…).


NÚCLEO TERRITORIAL TEM NOVO PARCEIRO

O Núcleo Territorial do PRI de Estarreja agendou as suas reuniões de acompanhamento das acções para 25 de Fevereiro, 27 de Maio, 30 de Setembro e 2 de Dezembro. A Câmara Municipal é o interlocutor directo entre o IDT e as escolas e tem também um papel importante na coordenação de todas as actividades.

O Núcleo contará com mais um elemento, Centro Paroquial de Pardilhó devido ao Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) celebrado com esta instituição. Uma vez que o CLDS tem acções na área dos comportamentos aditivos, passará a integrar o Núcleo Territorial.

Entidades que constituem o Núcleo:

- Câmara Municipal de Estarreja
- CRI – Centro de Respostas Integradas de Aveiro
- Segurança Social
- Centro de Saúde de Estarreja
- EB 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz
- EB 2/3 Padre Donaciano Abreu Freire
- EBI/JI de Pardilhó
- ES/3 de Estarreja
- Associação de Carnaval de Estarreja
- Centro Paroquial de Pardilhó