Feira de Ano em Santo Amaro

5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

sexta, 15 de janeiro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja assinala, durante este mês, o 5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

15 Janeiro (sexta-feira) Feira de Ano – Santo Amaro

A secular Feira de Ano, ou de Santo Amaro, acontece durante todo o dia de 15 de Janeiro, numa zona histórica do Concelho de Estarreja. Esta popular Feira, famosa noutros tempos devido ao comércio de gado que trazia multidões, continua a ser muito procurada, também pela tradicional carne assada. A remodelação do Largo e recentemente da Capela de Santo Amaro veio melhorar as condições do certame, aproveitando-se também a beleza natural daquele altaneiro espaço da Freguesia de Beduído.

23 Janeiro (sábado)
16h00 Concerto da Banda da GNR
[Cine-Teatro Municipal]

Maestro: Capitão João Afonso Cerqueira
Em 1838, por decreto de D. Maria II, nasce a Banda da Guarda Municipal que, mais tarde, com a Implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. A sua estrutura sinfónica conta hoje com 124 elementos que sendo militares da Guarda são verdadeiros profissionais, pela sua categoria, e verdadeiros amadores pelo seu entusiasmo.

Dos muitos êxitos obtidos fora do país, destacam-se as participações em festivais de Bandas Militares em Mons (Bélgica), Modena (Itália), Basileia (Suíça); as digressões ao Brasil, Holanda e Luxemburgo, e as gravações de concertos para a rádio, em Paris. Em Portugal destacam-se as galas da GNR no Teatro Nacional de São Carlos, os concertos nas ruínas do Convento do Carmo, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Torre de Belém, Convento de Mafra, Teatros da Trindade e São Lúiz e Coliseu dos Recreio e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

18h00  Abertura da Exposição Colectiva de Pintura “15+1”

[Casa da Cultura]

A Casa da Cultura de Estarreja recebe a exposição colectiva de pintura “15+1”, com trabalhos do artista estarrejense Joakin Pereyra e alunos. A mostra estará patente ao público até 19 de Fevereiro.

Os que pintam são como os pássaros
Uns voam outros ficam no chão
De cem que pintem, um ou dois serão Artistas
Ponto de interrogação
Eu Joakin Pereyra pergunto
Qual destes pássaros voarão

Joakin Pereyra, Novembro 2009

29 Janeiro  (sexta-feira)
18h00  Abertura da Exposição de Fotografia “La Riche, 20 anos de Geminação”
[Biblioteca Municipal]

Uma exposição comemorativa dos 20 Anos de Geminação entre Estarreja e La Riche. A celebrar as 2 décadas da já velha ligação luso-francesa, o certame revela as principais imagens da vila situada junto à cidade de Tours, no bonito Vale do Rio Loire. O objectivo é conhecer melhor essa localidade e os seus quase 9000 habitantes, intensificando o intercâmbio entre duas culturas diferentes e duas regiões diversas. A mostra estará patente ao público até 26 de Fevereiro.

A Lei nº 3/2005 de 26 de Janeiro fica na história do Município de Estarreja. A 26 de Janeiro de 2005 foi publicado no Diário da República a lei que elevava Estarreja a Cidade. O Artigo Único da Lei nº 3/2005 refere que “A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”. A lei foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de Dezembro de 2004 tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de Janeiro de 2005.