Mariana Monteiro é a estrela do Carnaval de Estarreja

sexta, 15 de janeiro 2010

Foi apresentada a edição de 2010 do Carnaval de Estarreja, no Bar do Cine-Teatro Municipal. Abílio Silveira, vice-presidente da autarquia e representante da Câmara na direcção da Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), e Carlos Vítor, presidente da ACE, revelaram as novidades do evento, numa sessão que contou com a presença de representantes dos grupos de carnaval. “2009 foi o melhor Carnaval de sempre. 2010 ainda vai ser melhor”, assegura Abílio Silveira.

A mediática actriz Mariana Monteiro, protagonista da novela “Deixa que Te Leve”, da TVI, é a rainha da edição de 2010 e vem desfilar no Carnaval de Estarreja nos dias 14 e 16 de Fevereiro. "Um rosto simpático e permanente da TVI, onde tem almejado uma carreira de sucesso sempre em crescendo. Face ao prestígio da Mariana Monteiro assumimos uma posição diferente, escolhendo a mesma figura pública para os dois dias”, anunciou Carlos Vítor.

Ao lado desta figura pública estarão dois ilustres estarrejenses, Sérgio Paulo Silva e o Júlio Oliveira, bastante conhecidos localmente. “O Carnaval de Estarreja vive e envolve as pessoas da terra, por isso faz sentido destacar, todos os anos, aqueles que de uma forma ou outra contribuem ou contribuíram para este evento”, afirmou o responsável máximo da ACE.

Outra estrela da edição deste ano é a Popota, associando-se o Carnaval de Estarreja à iniciativa de solidariedade em benefício dos seniores, denominada Causa Maior. A Popota estará em Estarreja no Carnaval Infantil, no dia 7, acompanhando as mais de 1200 crianças das escolas e instituições que irão desfilar este ano, naquele que será “o maior Carnaval Infantil de sempre”, revelou Abílio Silveira.

Carla Rocha e Paulo Fragoso, da RFM, animam a festa de segunda-feira à noite, a 15 de Fevereiro, na Tenda na Praça Francisco Barbosa. Carlos Vítor destaca a “aposta ganha no ano anterior com a tenda no Centro da Cidade e entrada livre, tendo especial destaque a noite de 2ª feira, este ano com duas eminentes vozes da rádio, a Carla Rocha do Café da Manhã e o Paulo Fragoso do Há séculos que não ouvia isto/GPS, ambos da RFM, que vão animar a tenda ao estilo do RFM Clubbing”.

O evento tem um orçamento de 188.350 €. Os grupos participantes recebem um subsídio de 95 € por participante. Com mil figurantes das 4 Escolas de Samba, 10 Grupos de Folia e um Grupo de Passerelle e 16 carros alegóricos, esta é a festa popular do concelho que mais participantes e visitantes mobiliza.

Apoio da Câmara

“Este é o maior evento de Estarreja e dos maiores da região. Já se vive o Carnaval em Estarreja por isso este é um investimento num evento que não são apenas três dias”, afirmou o vice-presidente da autarquia. O investimento global da Câmara Municipal atinge os 90 mil €. Para além do apoio financeiro atribuído à ACE, a autarquia tem a seu cargo outros custos inerentes à organização do principal cartaz concelhio, como por exemplo o Carnaval Infantil.

Face ao inegável interesse público designadamente nos planos turístico, cultural e económico, a Câmara atribui um apoio financeiro à Associação de Carnaval, até ao limite de 54.500 €, nos termos e condições constantes do contrato programa assinado entre as duas entidades e dependendo das condições climatéricas. Em condições favoráveis o subsídio será de 39.500€.

Novo percurso

O percurso mantém-se no centro da Cidade de Estarreja, mas com alterações no circuito melhorando as condições para quem assiste e para quem desfila. O desfile começa na Rua Dr. Casimiro Tavares, nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho, segue até à Rua dos Bombeiros Voluntários – EN109, para entrar na via pedonal dos Paços do Concelho, terminando na Rua Souto Alves. É um percurso “potenciador de um salto qualitativo e quantitativo do Carnaval, na expectativa que tal se traduza num crescimento consolidado, daquele que é um dos maiores e mais importantes eventos da região”, afirmou o dirigente da ACE.

Parcerias

A ACE mantém a parceria com o Instituto da Droga e Toxicodependência no desenvolvimento do Programa de Respostas Integradas do Território de Estarreja. “A experiência foi bastante positiva e reforçamos este ano o empenho neste projecto para que continue a atingir os objectivos pretendidos”, explicou Carlos Vítor.

Com o intuito de chegar à rede de hotéis do distrito e às agências de viagens, a ACE conta com a parceria com a AHRDA – Associação de Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro. A CP é o transporte oficial do Carnaval para que o visitante tenha uma opção prática, confortável e económica de se deslocar às festividades. A opção comboio é a mais indicada face à proximidade da Estação da CP ao local de realização do Carnaval, no centro da cidade.

Segundo Carlos Vítor, “reforçámos e melhorámos o protocolo com a CP este ano, através da introdução da venda de ingressos para os Desfiles nas próprias Bilheteiras da CP e consolidámos, ainda, a parceria com os Hoteleiros do Distrito de Aveiro que têm permitido a criação de pacotes turísticos onde incluem a visita ao Carnaval de Estarreja”.

PROGRAMA CARNAVAL 2010

Cine-Teatro

Website: www.acestarreja.pt

ACESSOS