BioRia é um dos 323 candidatos a Maravilha Natural de Portugal

segunda, 25 de janeiro 2010

O BioRia, projecto da Câmara Municipal de Estarreja desenvolvido na região do Baixo Vouga Lagunar, é um dos 323 candidatos a "7 Maravilhas Naturais de Portugal". Esta longa lista de belezas naturais do nosso país será reduzida a 77 no próximo mês.

O BioRia, já distinguido com o Prémio de Turismo da antiga Região de Turismo Rota da Luz, na categoria de Ambiente, e uma das 12 maravilhas de Portugal segundo uma análise da Revista Sábado, é agora um dos candidatos ao título “Maravilha Natural de Portugal”.

A New 7 Wonders Portugal apresentou, este mês, a longa lista de 323 candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Liga para a Protecção do Ambiente (LPN), Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.

Após o levantamento exaustivo realizado pela organização foram validadas 323 candidaturas por parte das autarquias de todo o país que tutelam os locais identificados. Nesta primeira fase do projecto a organização contou ainda com o apoio e validação dos parceiros institucionais.

O distrito de Aveiro concorre com dez locais: BioRia/Baixo Vouga Lagunar (Estarreja), Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), Frecha da Mizarela (Arouca), Pedras Parideiras (Arouca), Rio Paiva (Arouca/Castelo de Paiva), Geopark Arouca, Dunas de São Jacinto (Aveiro/Murtosa), Parque de La Salette (Oliveira de Azeméis), Cascata da Cabreia (Sever do Vouga), Património Verde Água (Sever do Vouga).

A próxima fase do projecto consiste na criação de um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma short list de 77 locais naturais pré-finalistas.

Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010. Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês. A votação estará aberta ao público entre 7 de Março e 7 de Setembro.


Mais informações no website www.7maravilhas.sapo.pt