Carnaval Infantil de Estarreja: o maior de sempre

terça, 02 de fevereiro 2010

1371 Figurantes, 17 grupos e 15 carros alegóricos. O maior Carnaval Infantil de Estarreja de sempre sai para a rua no próximo domingo, dia 7, às 15h00. Escolas, jardins-de-infância, associações e instituições ultimam pormenores para o grande desfile que terá como Rainha a famosa Popota. O evento associa-se desta forma à iniciativa de solidariedade em benefício dos seniores, denominada Causa Maior. O espectáculo promete e as entradas são livres.

O Prémio Nobel Egas Moniz será retratado neste corso pela Escola e Jardim-de-Infância das Cabeças. Irão desfilar figuras lendárias. Piratas, príncipes, princesas, polícias e ladrões vêm festejar o Carnaval dos mais pequenos. O ambiente e a natureza trazem um colorido especial com temas como “O Jardim Encantado”, “O Jardim da Póvoa”, “As Abelhas Arteiras” ou a “Floresta Mágica”. As crianças irão ainda partilhar preocupações sociais ao explorar os temas “Meninos de todas as cores”, “Amar a Vida” e “Operação Afectos”. Os mais novos prometem surpreender com belas surpresas na tarde de domingo. As baterias das quatro escolas de samba de Estarreja irão integrar o corso para animar os grupos desfilantes.

A organização é da Câmara Municipal de Estarreja que atribui um subsídio por participante no valor de 20 €, bem como um subsídio de 100 € por cada carro alegórico.

Novo Percurso

Dada a forte afluência de figurantes, a Câmara Municipal decidiu introduzir alterações no percurso, criando-se melhores condições de segurança e de desfile para as crianças desfilantes, melhorando-se também as condições para os espectadores.

A formação dos grupos participantes vai acontecer na Rua Dr. Casimiro Silva Tavares, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal. O desfile terá início na Rua das Comunidades Portuguesas, em frente aos serviços técnicos municipais, virando para a via pedonal em frente ao edifício da Câmara Municipal. Seguirá para a Avenida Visconde de Salreu, terminando o desfile dos mais novos junto à Casa da Cultura. As crianças terminarão a sua festa na Praça Francisco Barbosa.

Caso as condições atmosféricas não sejam favoráveis, haverá uma reunião na Casa da Cultura, com os responsáveis de todos os grupos, onde será decidida a realização do desfile nos moldes normais ou em alternativa passará para o Pavilhão Municipal.

Carnaval Infantil 2010 | Ordem do Desfile

1 Associação Humanitária de Salreu | Jardim Encantado
2 Associação de Pais da Escola das Laceiras | Espantalhos
Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba “Independentes da Vila”