Festa e Desfile de Carnaval da 3ª Idade na RTP

quinta, 04 de fevereiro 2010

O programa de informação “Portugal em Directo”, da RTP, vai estar hoje em Avanca. A equipa de reportagem vai acompanhar, no Centro Paroquial Santa Marinha de Avanca, os preparativos para a Festa e Desfile de Carnaval 3ª Idade, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, que vai acontecer na próxima sexta-feira no Pavilhão Municipal de Estarreja e Parque Municipal do Antuã. As reportagens serão transmitidas ao final do dia, a partir das 18h, no espaço de informação nacional apresentado pela jornalista Dina Aguiar.

Em Avanca, a reportagem vai espreitar como são confeccionadas as fantasias para o Carnaval, de que forma colaboram funcionários e utentes da instituição, e perceber qual a importância da participação dos idosos neste tipo de eventos. Por outro lado, o “Portugal em Directo” vai ainda saber como funcionam as aulas de Gerontomotricidade, da Escola Municipal de Desporto, que todas as semanas são ministradas nas instituições de 3ª Idade do concelho.

A Festa e Desfile de Carnaval 3ª Idade é destinada aos utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, alunos do programa “Gerontomotricidade – Ginástica 3ª Idade”. Cerca de uma centena de idosos vai participar neste festa, que também terá a participação especial de utentes da CERCI de Estarreja.

Com este tipo de iniciativas, a autarquia tem como objectivos: contribuir para o aumento da sociabilização dos idosos; ocupação do tempo livre de forma saudável; aumentar a motivação na participação nas aulas de Gerontomotricidade; proporcionar momentos de alegria.

14h00 Chegada dos idosos (fantasiados) ao Pavilhão Municipal de Estarreja
14h30 Desfile e concurso de fantasias (Avenida do Parque Municipal do Antuã)
15h15 Baile (Pavilhão Municipal de Estarreja)
15h45 Lanche (da responsabilidade das instituições)