Os mais pequenos fizeram um grande Carnaval

segunda, 08 de fevereiro 2010

O maior Carnaval Infantil de sempre. Perto de 1400 figurantes desfilaram ontem em Estarreja. As crianças das escolas, jardins-de-infância, associações e instituições brincaram ao carnaval num espectáculo original que trouxe milhares de pessoas ao centro da cidade.

Os mais novos mostraram que o Entrudo é um assunto sério e que o Carnaval de Estarreja tem o futuro assegurado, a avaliar pela qualidade do espectáculo que muito encantou quem assistiu.

O Prémio Nobel Egas Moniz foi retratado pela Escola e Jardim-de-Infância das Cabeças, de Veiros, uma ideia muito aplaudida. As crianças partilharam preocupações sociais ao explorar temas como “Meninos de todas as cores”, “Amar a Vida” e “Operação Afectos”. A imaginação e originalidade marcaram o corso das crianças que se transformaram em piratas, príncipes, princesas, polícias, ladrões, abelhas, palhaços, flores… num desfile imenso e cheio de alegria.

O corso, que integrou 17 grupos e 15 carros alegóricos, terminou com a presença da rainha, a famosa Popota. O evento associou-se desta forma à iniciativa de solidariedade em benefício dos seniores, denominada Causa Maior. As baterias das quatro escolas de samba de Estarreja acompanharam os grupos desfilantes.

A organização é da Câmara Municipal de Estarreja que atribui um subsídio por participante no valor de 20 €, bem como um subsídio de 100 € por cada carro alegórico. Dada a forte afluência de figurantes, a autarquia introduziu alterações no percurso, criando-se melhores condições de segurança e de desfile para as crianças, melhorando-se também as condições para os espectadores.