Novos Pilhões disponíveis

quarta, 17 de fevereiro 2010

O Sector de Higiene e Limpeza Pública da Câmara Municipal de Estarreja procedeu à colocação de 15 pilhões no município. Com estes novos equipamentos, a autarquia substituiu alguns existentes e criou 10 novos pontos de recolha.

O Município passa a dispor de um total de 36 pontos de recolha de pilhas.

Localização dos novos pilhões:

. Rua do Morgado, Avanca [Junto ao ecoponto em frente à Escola EB 2,3 Egas Moniz]

. Rua da Fundação Benjamim Dias Costa, Avanca [Junto ao ecoponto molok]

. Rua do Fontela , Avanca [Junto ao ecoponto]

. Rua de acesso à EB 2,3 Padre Donaciano, Beduído

. Rua Direita, Canelas [Junto à Junta de Freguesia de Canelas]

. Largo Padre Manuel de Sousa Miguel, Fermelã [Junto ao ecoponto]

. Rua do Salgueiro, Pardilhó [Junto ao ecoponto]

. Largo do Seixal, Salreu [Junto ao ecoponto]

. Rua da Ladeira, Salreu [Junto ao ecoponto]

. Rua do Cruzeiro, Veiros [Junto à Escola das Cabeças]

No ano de 2009 foram recolhidos 1420 kg de pilhas. Uma quantidade ainda assim inferior aos anos anteriores que foi de 1580 kg e 1520 kg, em 2008 e 2007 respectivamente.

As pilhas são pequenas fontes de energia muito utilizadas no dia a dia. No entanto, podem ser muito perigosas para o meio ambiente, quando misturadas com os resíduos sólidos urbanos ou quando abandonadas no solo. Assim é muito importante a separação das pilhas por parte de toda a população.

As pilhas recolhidas nos pilhões são armazenadas em condições de segurança e encaminhadas para valorização onde, através de vários processos, se separam e recuperam os diversos materiais que as constituem.