Reciclagem de papel nas escolas

terça, 23 de fevereiro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja deu início à actividade de educação ambiental “O Rabiscas – Lápis de cor Laranja – Atelier de reciclagem de papel e brinquedos”. Até dia 2 de Março, serão realizadas 12 sessões nas Escolas do Paço, Beduído, e das Laceiras, Salreu, envolvendo cerca de 250 crianças.

Esta actividade inclui uma introdução teórica ao tema; a demonstração do processo manual de reciclagem; a reciclagem de papel por parte dos alunos; e a utilização de “resíduos” para elaboração de brinquedos.

Nos ateliers, os alunos podem fazer papel reciclado manualmente, interiorizando o conceito de “reciclagem" de uma forma concreta, praticando. Este tipo de actividade constitui uma forma diferenciada de estimular/motivar a comunidade escolar a tratar a temática dos resíduos, fazendo elas próprias folhas de papel reciclado que posteriormente utilizarão das mais variadas formas. 

O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção. De facto, embora a matéria-prima, a madeira, se possa considerar renovável, a sua produção conduz normalmente a extensas monoculturas de espécies exóticas - como o eucalipto em Portugal - que têm como consequência o desaparecimento da quase totalidade da fauna e da flora nativas. Este efeito está relacionado não apenas com as espécies utilizadas mas também com o regime de cultivo: plantações densas, revolução de curtas e lavagem de solos de montanha débeis. 

As plantações de árvores para pasta de papel são, no Distrito de Aveiro, a principal causa de desaparecimento do coberto vegetal natural, e com ele, de animais de todas as espécies.


Calendário dos ateliês

DiaHoraEscolaAno 
 
23 Fev.10h30Paço4ºA 
13h45Paço2ºA 
24 Fev.10h30Paço1ºA 
13h45Paço1ºB 
25 Fev.10h30PaçoPré-escola 
13h45Laceiras 
26 Fev.10h45Laceiras 
13h45Laceiras 
1 Mar.10h45Laceiras 
13h45LaceirasPré-escola 
2 Mar.10h45LaceirasPré-escola 
13h45Paço2º e 4º