Filmes de animação de Avanca em exibição em Itália, França, Grécia e Finlândia

quarta, 10 de março 2010

"CARTOONS ON THE BAY", o festival de animação para televisão que a estação pública de televisão RAI organiza em Itália entre 15 e 18 de Abril, acaba de seleccionar vários filmes portugueses de animação, produzidos em Avanca, para a sua selecção oficial. É o caso da curta-metragem “Um gato sem nome”, de Carlos Cruz, e as séries de animação “Irmãos Desastre III” e “Loldini - O Mergulho”, de Vítor Lopes. Também neste festival será exibido o filme feito por crianças da Escola EB 1 nº4 da Chainça – Abrantes, “Os Transformadores”.

Este último filme será igualmente exibido no festival “Videotivoli - International Children & Youth Video Festival” a decorrer na Finlândia até ao dia 14 de Março. “Os Transformadores” foi produzido pelo “Espalhafitas” e coordenado por uma equipa de animadores de Avanca.

Também até 14 de Março a animação “Airport Tunnel”, de Vítor Hugo, estará na competição do festival “5th Athens Animfest 2010” na Grécia.

Na mesma data, em Paris, a curta-metragem de animação “Café” de A. Gozblau e J. Fazenda estará na competição do “ÉCU - European Independent Film Festival 2010”.

Este último filme estará igualmente na competição em Lisboa do “Monstra”, onde também será exibido na competição oficial a última obra de Cláudio Sá, o filme “O Relógio de Tomás”.

Os filmes “Um Gato Sem Nome” e “Café” tiveram o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura e da RTP – Rádio e Televisão de Portugal.