A leitura saiu à rua

sexta, 12 de março 2010

Os estudantes do 8º D, da Escola Secundária de Estarreja, munidos de obras literárias, espalharam prosa e poesia pelo centro da cidade. Numa acção denominada “A Leitura sai à Rua” e inserida na I Semana da Leitura de Estarreja, que hoje termina, os alunos leram e declamaram textos poéticos e excertos de textos narrativos ou dramáticos em sítios públicos, nomeadamente instituições públicas e zonas comerciais.

A primeira sessão decorreu na Câmara Municipal onde o grupo de alunos foi recebido pelo presidente da autarquia, José Eduardo de Matos, e pelos vereadores da Educação, João Alegria, e da Acção Social, Rosa Simão. Manuel Alegre e Jorge Amado foram os primeiros escritores declamados.

Após uma leitura descontraída ao ar livre, na Praça Francisco Barbosa, os alunos continuaram a sua missão num café do centro da cidade onde foi evocado Miguel Torga. CTT e Biblioteca Municipal foram outras instituições que esta interessante acção visitou, para além das casas comerciais.

A I Semana da Leitura do Município fecha esta noite com a iniciativa “Leitura a Pares”, às 21h, na Escola Secundária de Estarreja, onde Pais e Filhos vão ler e partilhar ideias sobre livros e leitura.