Aprovado o Plano Funcional do Novo Hospital de Estarreja

Satisfação de José Eduardo de Matos por um Hospital mais capaz

quarta, 17 de março 2010

A Câmara Municipal de Estarreja expressa a sua satisfação pela aprovação do Plano Funcional do Novo Hospital de Estarreja pelo Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, salienta que “quando o actual Secretário de Estado revalida a decisão do anterior Governo em construir um Novo Hospital, num contexto nacional de avançarem só obras prioritárias, também aprovando o Plano Funcional, temos de sublinhar que estamos a caminhar no sentido positivo. Um Hospital de Estarreja mais capaz também capacita a Região no seu todo. Agora interessa avançar rapidamente para os projectos, que o Hospital Visconde de Salreu tem décadas de pouco ou nenhum investimento”.

O modelo do futuro Hospital de Estarreja prevê 25 camas de especialidades médicas e especialidades cirúrgicas e 30 camas para uma unidade de curta duração e reabilitação, subdivididas em Convalescença (20 camas) e Cuidados Paliativos (10 camas).

A comunicação foi feita ao presidente do Município, José Eduardo Matos, há cerca de duas semanas, em Lisboa, numa reunião no Ministério da Saúde. O despacho do Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, de 11 de Março, confirma o Plano Funcional do Novo Hospital de Estarreja, indo de encontro ao assumido pelo seu antecessor, Francisco Ramos, em Estarreja, em Maio de 2009.

Nessa altura, numa visita ao Hospital Visconde de Salreu, o então Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, anunciou um investimento estimado em 5 milhões de euros e garantiu a aprovação do programa funcional da futura unidade num do prazo de 180 dias. O documento ficou pronto em Outubro mas com a mudança de Governo ficou retido para apreciação no Ministério da Saúde.

Esta semana a tutela emitiu um comunicado dando conta da aprovação do plano. É dito que o Hospital de Estarreja responde às necessidades da população das freguesias dos concelhos de Estarreja e da Murtosa e freguesias dos concelhos limítrofes que, por uma questão de proximidade recorrem aos serviços deste hospital.

Para satisfazer as necessidades da procura prevista bem como oferecer um leque de serviços segundo o ordenamento regional definido, a tutela anuncia que pretende dotar o Novo Hospital de Estarreja com um perfil assistencial que englobe as seguintes actividades:

• Internamento de cuidados continuados;
• Internamento de cuidados paliativos;
• Internamento de medicina interna;
• Internamento de especialidades cirúrgicas;
• Consultas externas de várias especialidades;
• Bloco operatório para cirurgia programada convencional e cirurgia de ambulatório;
• Medicina física e de reabilitação;
• Patologia clínica;
• Imagiologia.

O despacho do Secretário de Estado da Saúde refere ainda que o Plano Funcional do Novo Hospital de Estarreja deve ser considerado no âmbito da reorganização dos cuidados hospitalares do Baixo Vouga, pelo que deve ser objecto de análise por parte do grupo de Trabalho que estuda as condições de criação de um Centro Hospitalar de Aveiro.

José Eduardo de Matos sublinha: “Não vemos que o Hospital de Aveiro seja já um modelo de gestão que se possa exportar. Finalmente, sem termos um Novo Hospital não vemos vantagem, nem capacidade em Estarreja integrar esse modelo, defendendo nós a complementaridade numa oferta hospitalar de proximidade com Ovar”.