Filme de Avanca premiado em Paris

sexta, 19 de março 2010

“Café”, uma curta-metragem de animação produzida pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, realizada por Alex Gouzblau e João Fazenda, acaba de ser distinguida com o Prémio Melhor Animação no “ÉCU – The European Independent Film Festival” que decorreu no centro de Paris até ao passado domingo dia 14.

O Júri do festival parisiense foi constituído pelo realizador português João Salavisa (vencedor da melhor curta-metragem no último Festival de Cannes), os realizadores franceses Audrey Najar e Frederic Perrot e a jovem realizadora Dunja Kusturica, filha do conhecido cineasta sérvio de igual nome.

O Júri atribuiu ainda prémios a filmes maioritariamente norte-americanos, mas também de outras nacionalidades.

As obras a concurso foram exibidas nos cinemas “Le Grand action” e “Le Triomphe”, ambos localizados no “Quartier Latin” no coração de Paris. A selecção oficial do “ÉCU – The European Independent Film Festival”, foi este ano constituída por 67 filmes de 22 países.

“Café” fala de um ritual de três décadas, uma mãe vidente, um pai distante e uma família excessivamente ruidosa. Este é um filme que explora o universo de um café enquanto espaço público e onde histórias sociais acontecem. Com voz de Américo Silva, argumento de A. Gozblau, criação artística de J. Fazenda, música de “La Piccola Orchestra del Canazzurro”, direcção de som de Fernando Augusto Rocha, montagem de António Fonseca, Carlos Silva, J. Fazenda e animação de André Pereira, Cláudio Sá, João Paulo Dias e Vítor Lopes, este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA’09.

Entretanto, foi igualmente distinguido com uma Menção Especial Animação no “Faial Filmes Fest 2009”, um evento que decorreu na cidade açoriana da Horta, em Novembro passado.

Este filme, que foi produzido no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Câmara Municipal do Porto e teve a participação financeira da RTP – Radiotelevisão Portuguesa.