Estarreja limpou 25,7 toneladas de lixo

quarta, 31 de março 2010

A Câmara Municipal de Estarreja terminou na sexta-feira o transporte de um total de 25,7 toneladas de lixo, recolhidas no âmbito do projecto "Limpar Estarreja". A autarquia foi parceira do movimento cívico, colaborando com a cedência de equipamentos e serviços, no âmbito de um protocolo assinado com o projecto.

No sábado, 20 de Março, 170 voluntários apanharam, nas 7 freguesias do concelho, 21,4 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Indiferenciados e Selectivos e 4,3 toneladas de pneus.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, também participou na acção. Na freguesia de Beduído, o autarca lamentou a falta de civismo e a irresponsabilidade de alguns cidadãos que depositam todo o tipo de lixo na nossa floresta. José Eduardo de Matos espera que o movimento alcance o pretendido efeito pedagógico para que cenários deploráveis não regressem às zonas florestais e aplaudiu o empenho dos voluntários, entre os quais imensos jovens, nesta operação de limpeza.

As condições climatéricas adversas não desmobilizaram os 170 voluntários que, em todo o concelho, participaram nas acções de limpeza da floresta local onde foram identificadas mais de 70 lixeiras.

Cumprindo os prazos estabelecidos na portaria nº 165/2010, de 16 de Março, criada excepcionalmente para este projecto, a Câmara Municipal de Estarreja transportou para a Estação de Transferência de Estarreja da ERSUC – Empresa de Recolha de Resíduos Sólidos do Centro, até à passada sexta-feira, dia 26, os RSU. Os pneus foram depositadas numa Unidade de Valorização de Resíduos.

O projecto recebeu apoios de várias entidades, da Câmara às 7 Juntas de Freguesias, empresas, comerciantes, agrupamentos de escuteiros e associações do concelho.

O Projecto Limpar Portugal foi suportado e estruturado integralmente em voluntariado, com o objectivo de promover a educação ambiental.