Teatro nas férias conquistou crianças

segunda, 12 de abril 2010

Adriana tem 9 anos e participou no Projecto de Iniciação Teatral para Crianças do 1º Ciclo "porque achei interessante e queria experimentar". No último dia da oficina, confirmou que "valeu a pena". O projecto educativo promovido pelo Cine-Teatro de Estarreja proporcionou a 18 crianças umas férias da Páscoa diferentes, em cima de um palco.

Organizada em 6 Oficinas – Oficina de Histórias, Oficina de Som e Música, Oficina de Maquilhagem, Oficina de Figurinos, Oficina de Cenários e Oficina de Iluminação – a actividade teve como objectivos explorar várias temáticas relacionadas com o teatro; promover a experimentação da expressão dramática e da representação simbólica e estimular os afectos, a autonomia e a criatividade.

"Aprendemos a fazer teatro, fantoches, guiões, fizemos uma história", explicou a Mafalda, de 10 anos, que no final disse "gostei de aqui estar e quero continuar".

Ao longo de 10 sessões, desenvolveram-se várias actividades centradas na construção das histórias e o balanço feito pela monitora Paula Alexandra Carreira é "muito positivo". A construção de um guião, com recurso ao seu próprio imaginário, a improvisação, com actividades como a pintura, mímica ou a construção de fantoches, lançaram a semente do teatro. “Eles fizeram coisas que nunca tinham feito e gostaram bastante. A receptividade foi muito boa”, conclui Paula Carreira.

Com direcção artística e pedagógica de Bibi Gomes e coordenação e produção do Teatro Extremo, o projecto foi desenvolvido com o apoio da CultRede, co-financiada pelo QREN, Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia/ Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.