Jovens Membros de Partilha são mais-valia no Campo de Férias

terça, 13 de abril 2010

O Campo de Férias da Escola Municipal de Desporto de Estarreja, que decorreu nas férias da Páscoa, voltou a ocupar os tempos livres das crianças com actividades desportivas, de recreação e culturais. Esta acção teve, mais uma vez, a ajuda preciosa dos Membros de Partilha, no âmbito do "Estarreja Compartilha", programa de cidadania promovido pela Câmara Municipal.

Pedro Leite, coordenador do Campo de Férias, sublinha a participação dos Membros de Partilha, "um auxílio fundamental para o nível de organização que pretendemos". Neste caso, as funções dos Membros de Partilha estão relacionadas com o acompanhamento das crianças nas actividades diárias.

9 Jovens decidiram utilizar as suas férias em prol de um projecto útil para a comunidade. Marine Correia, 17 anos, estudante 11º ano, é um desses exemplos. Gosta de crianças e não queria passar as férias sem fazer nada. Está inscrita como Membro de Partilha em várias áreas de interesse e está disponível para participar em mais acções do Município.

Rui Teixeira somou a sua 3ª experiência no Campo de Férias como Membro de Partilha. Estudante do 12º ano, este jovem de 17 anos tem no desporto a sua área preferencial e onde quer apostar o seu futuro profissional. Por isso esta é uma oportunidade para se enriquecer e começar a preparar o seu currículo. Sente-se realizado e aconselha os jovens a participarem por ser uma boa experiência.

Também Cristiana Neves, 17 anos, 11º ano, pensa no seu futuro profissional e considera que esta é uma boa maneira de ocupar o tempo livre. “Sem dúvida, o balanço é positivo”, afirma.

Pedro Leite lembra que estes jovens participam de uma forma voluntariosa e "são pessoas interessadas, dão algo de si à comunidade e contribuem para a formação dos mais pequeninos".

O responsável fez um balanço positivo a este Campo de Férias, em especial a avaliar "pelo feedback que vamos tendo das crianças que são as mais importantes. Eles adoraram as actividades". Ana Patrícia, 8 anos, que já tem participado nesta iniciativa da Escola Municipal de Desporto, diz que se divertiu muito e “faço muitas coisas que sempre desejei fazer”, por isso pretende voltar.

Na terceira vez que participa, Andreia Castro, 9 anos, continua a gostar destas férias. “São boas e muito divertidas”. Se não participasse, estaria “em casa a ver televisão”. Por isso vai continuar a aproveitar a oportunidade. Este Campo de Férias da Páscoa registou 175 inscrições de crianças dos 6 aos 12 anos.

Informação sobre o programa “Estarreja Compartilha”

* Abertas inscrições para Membros de Partilha com funções de Assistente de Sala do Cine-Teatro de Estarreja http://www.cineteatroestarreja.com/noticia.php?id=40