Educação Ambiental: “O Rabiscas” volta às salas de aula

segunda, 26 de abril 2010

As proteínas nos alimentos, as aves e a árvore são os próximos temas a abordar pelo Rabiscas junto de 4 centenas de alunos do Pré-Ensino e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Depois da reciclagem de papel e das plantas aromáticas, o programa de educação ambiental da Câmara Municipal de Estarreja volta às salas de aula.

O Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Estarreja junto das escolas denomina-se “O Rabiscas”, que vai alterando a sua cor de acordo com a área de actuação.

A partir desta segunda-feira, dia 26, o “Rabiscas – Lápis de Cor Azul” abordará o tema “As proteínas nos alimentos” em cinco escolas, num total de 11 sessões, que se realizarão até 10 de Maio.

Pretende-se sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável e equilibrada, dando a conhecer a nova roda dos alimentos. Constitui um objectivo dar a conhecer alimentos com proteínas e demonstrar a desnaturação das mesmas. Serão realizadas experiências para desnaturação de proteínas.

Com o tema “As Aves nos espaços verdes”, o Rabiscas de Cor Castanho estará nas escolas do Paço e da Póvoa nos dias 5, 6 e 7 de Maio. Nos dias 11 e 13, as escolas do Paço e da Terra do Monte recebem a visita também do Lápis de Cor Castanho para aprofundarem o tema “A Minha Árvore”.

Durante o ano lectivo, o programa “O Rabiscas” inclui a realização de 8 campanhas de sensibilização nas escolas abrangendo as temáticas da compostagem, agricultura biológica, proteínas nos alimentos, aves nos espaços verdes, árvores que se adoptam, plantas aromáticas e medicinais, reciclagem do papel e reutilização de resíduos na elaboração de brinquedos.

A Educação Ambiental constitui o vector estratégico de acção no desenvolvimento sustentável do Município. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continuará a ser uma das prioridades da autarquia.