Educação Ambiental nas Escolas: “O Rabiscas” fala dos alimentos

sexta, 30 de abril 2010

Está a decorrer em cinco escolas do concelho mais uma acção no âmbito do “Rabiscas” – Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Estarreja. A campanha sobre os alimentos e a roda alimentar envolve 2 centenas de alunos de todos os anos de aprendizagem, desde a pré ao 4º ano.

Só na Escola do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância de Santo Amaro realizaram-se quatro sessões orientadas pelo Sector de Educação Ambiental da autarquia. Para a coordenadora da escola, Elisabete Caseiro, estas actividades são importantes e por serem dinamizadas por uma pessoa extra-escola acabam por “cativar a atenção deles, eles fixam melhor a actividade”. A professora tem a certeza que esta “será a primeira coisa que eles vão contar quando chegarem a casa”.

A transmissão dos conhecimentos junto da família é outro factor relevante. “Cada vez mais cedo eles começam a ter uma consciência ambiental. Também é trabalhado cada vez mais cedo. São eles que levam a mensagem para os pais e que os obrigam a ter atitudes que os pais não estão acostumados a terem”, afirma a professora.

Esta acção específica procura sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável e equilibrada, dando a conhecer a nova roda dos alimentos. Termina na Escola da Terra do Monte no dia 10 de Maio.

As aves e a árvore são os temas de próximas campanhas. “As Aves nos espaços verdes” é o tema a desenvolver nas escolas do Paço e da Póvoa nos dias 5, 6 e 7 de Maio. Nos dias 11 e 13, as escolas do Paço e da Terra do Monte recebem a visita do Sector de Educação Ambiental da Câmara para aprofundarem o tema “A Minha Árvore”.

Durante o ano lectivo, o programa “O Rabiscas” inclui a realização de 8 campanhas de sensibilização nas escolas abrangendo as temáticas da compostagem, agricultura biológica, proteínas nos alimentos, aves nos espaços verdes, árvores que se adoptam, plantas aromáticas e medicinais, reciclagem do papel e reutilização de resíduos na elaboração de brinquedos.