Abertura do FITEI 2010 com extensão em Estarreja

terça, 18 de maio 2010

O FITEI, um dos maiores eventos portugueses dedicado às artes de palco, está de regresso em Maio para a sua 33ª edição, e terá uma extensão a Estarreja. No dia 28 de Maio, no Cine-Teatro de Estarreja, será apresentada a peça “A Descoberta das Américas”, pela companhia Leões de Circo, do Brasil.

“A Descoberta das Américas” foi eleito pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores espectáculos de 2005 e, pelo qual, Júlio Adrião ganhou o prémio Shell 2005 como melhor actor.

O 33º FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que decorre de 28 de Maio a 20 de Junho no Porto e Matosinhos, estende-se também ao resto do país para apresentar uma série de espectáculos que integram a sua programação oficial. Em Maio e Junho, o FITEI conta com extensões a Estarreja, Vila Real, Guarda, Bragança e Lisboa. Fora de Portugal, o Festival tem uma extensão a Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.

Ecléctico e aberto às mais variadas explorações estéticas, o festival tem o mérito de cruzar linguagens clássicas com abordagens manifestamente vanguardistas. O FITEI é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes.

SEXTA 28 MAIO 22H CINE-TEATRO DE ESTARREJA
“A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS”, pela Leões de Circo (Brasil)

TEATRO | 5€ | 3,5€ C/DESC. HABITUAIS
90MIN. | M/16
EXTENSÃO DA ABERTURA FITEI 2010 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA

Texto original: Johan Padan a la descoverta de le Americhe de Dario Fo
Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
Direcção: Alessandra Vannucci
Performance: Julio Adrião
Iluminação: Luiz André Alvim
Figurino: Priscilla Duarte
Projecto gráfico: As Duas criação e produção de arte
Fotografias: Maria Elisa Franco
Assessoria de projectos: Athena Projetos e Produções
Produção executiva: Thais Teixeira
Produção e administração: Julio Adrião Produções Artísticas Lda.
Realização: leões de circo pequenos empreendimentos

É a outra história da descoberta das Américas, inspirada em factos reais que ocorreram na Florida e foram contados pelo cronista Cabeça de Vaca. É a História da Descoberta das Américas narrada do ponto de vista da miséria.

Acontece que um Zé ninguém chamado Johan, rústico, malandro e fanfarrão, que se vira contando vantagens, sempre em fuga da fogueira da Inquisição, embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o nosso herói sobrevive a um naufrágio, aprende a língua dos nativos e testemunha a sua matança.

É preso, escravizado e quase devorado pelos índios canibais. Safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina, catequiza e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores.

A descoberta das Américas foi eleito pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores espectáculos de 2005 e, pelo qual, Júlio Adrião ganhou o prémio Shell 2005 como melhor actor.

“O trabalho de Julio Adrião é de primeira ordem, uma obra de ourivesaria em detalhe que preserva a ilusão de improvisação.”
Barbara Heliodora

“Jamais em toda a minha vida vi o clássico e o popular, o épico e o romântico em tão perfeita harmonia como neste espectáculo.”
Fausto Wolff

“O actor está absoluto em cena”
Macksen Luiz


www.cineteatroestarreja.com