Apresentação de Veículo ecológico para o BioRia

sexta, 21 de maio 2010

Este sábado, dia 22, pelas 11h, no Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu, decorre a sessão de apresentação do “MicroBus”, um veículo ecológico para transporte de visitantes, que vai passar a circular no Percurso de Salreu do BioRia.

O “MicroBus” turístico é um carro eléctrico, com capacidade para 8 passageiros, que por ser não poluente e não emitir ruído, respeita o equilíbrio ambiental e preservação de habitats. Este veículo proporcionará uma experiência amiga do ambiente e apropriada para quem deseja conhecer o Baixo Vouga.

Este projecto é desenvolvido em parceria com o Turismo Centro de Portugal, procurando dotar a região de Aveiro de equipamentos de uso turístico sustentáveis, promover a prática do ecoturismo, alertar os turistas para a assumpção de comportamentos ambientais mais conscientes e responsabilizar os utentes dos espaços.

O BioRia é um projecto multidisciplinar de conservação e divulgação do património natural do Baixo Vouga, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. Entre outras actividades promove visitas guiadas ao Baixo Vouga Lagunar, pelo Percurso de Salreu, um trilho natural, com 8 quilómetros, que permite conhecer e observar inúmeras espécies, em especial aves. Actualmente, as visitas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. No entanto, sobretudo as pessoas mais idosas têm dificuldade em aguentar as horas de caminhada, apesar da curiosidade em conhecer a diversidade do Baixo Vouga.

Também este sábado terá início a Maratona Fotográfica "24 horas de BioRia”, com o objectivo de fotografar o património natural de Estarreja na área da Rede de Percursos do BioRia.

Estas iniciativas estão inseridas na IX Semana do Ambiente de Estarreja. O programa está disponível no link http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=semanaambiente