Materiais usados são agora ninhos para aves

segunda, 24 de maio 2010

A campanha "As Aves nos espaços verdes" encerrou o programa municipal de Educação Ambiental denominado "O Rabiscas" junto das Escolas do 1º ciclo e Jardins-de-infância. Na Escola do Paço, os alunos finalizaram a sua missão ecológica ao colocarem ninhos e comedouros nas árvores do recreio escolar, nas instalações da Padre Donaciano de Abreu Freire.

Estes objectos foram realizados com materiais usados – cumprindo-se uma das vertentes da política dos 5R's, a Reutilização – e estão agora à disposição das aves. Esta acção foi desenvolvida pelo Sector de Educação Ambiental da Câmara Municipal que promoveu ateliês de construção de ninhos e comedouros.

Diana Carolina, do 3º ano, estava muito feliz por ajudar a "abrigar os pássaros para terem uma casa onde possam viver". Esta aluna de 9 anos deu exemplos dos materiais aproveitados. "Utilizamos pacotes de leite, palha, garrafões, garrafas...".

"Estas actividades contribuem para criar uma consciência ecológica" nas crianças, afirmou a professora Ana Maria Almeida. Com esta tarefa, o grupo descobriu novas formas de reutilizar materiais e reforçou a noção de que "os desperdícios podem ser reutilizáveis", combatendo-se em simultâneo o consumismo dos nossos dias. A professora estava muito satisfeita com a campanha concluindo que Estarreja, pela riqueza natural que possui, deve continuar a apostar neste tipo de acções tendo como finalidade a formação de cidadãos responsáveis.

Durante o ano lectivo, o programa “O Rabiscas” incluiu a realização de 8 campanhas de sensibilização nas escolas abrangendo as temáticas da compostagem, agricultura biológica, proteínas nos alimentos, aves nos espaços verdes, árvores que se adoptam, plantas aromáticas e medicinais, reciclagem do papel e reutilização de resíduos na elaboração de brinquedos. Envolveu cerca de 4 centenas de alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.