BioRia um destino de excelência no turismo de natureza

Percursos acessíveis para todos com veículo ecológico

terça, 25 de maio 2010

O centro é um destino de excelência no turismo de natureza, a afirmação é de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, durante a apresentação do veículo ecológico do BioRia, para transporte de visitantes, no último sábado, 21 de Maio, em que se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade.

“Encontramos neste produto, no turismo de natureza, um dos nossos eixos de afirmação e de promoção da Região Centro”, declarou, referindo-se ao projecto BioRia, após uma primeira visita a bordo do veículo eléctrico, numa parceria do Turismo do Centro (TC) e da Câmara Municipal.

A parceria com o TC permite ao BioRia ter “um novo meio para mostrar os percursos” essencialmente destinado a “quem tem mais dificuldade de locomoção ou quer andar mais comodamente”, sendo esta a primeira viatura eléctrica do concelho, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos.

Numa “semana particularmente rica” para a Região Centro, em que também se comemorou o Dia Europeu do Mar, outro factor estratégico da Turismo do Centro, enquanto destino de desporto náutico, Pedro Machado veio assinalar em Estarreja outra aposta âncora.

Decorado com o Garci, mascote do BioRia que representa a Garça, o “veículo tem todas as características e toda a performance exigida para se poder beneficiar e usufruir desta paisagem fantástica e espécies que se podem daqui avistar”, declarou aos jornalistas presentes.

Nesta passagem por Estarreja Pedro Machado testemunhou, com a visita de um grupo de Escuteiros de Vale de Cambra, que os “Municípios vizinhos que já encontram em Estarreja e no BioRia um factor de atracção”.

A iniciativa faz parte da programação da IX Semana do Ambiente de Estarreja, onde se pretende demonstrar que Estarreja tem “um modelo de desenvolvimento sustentável em que ao lado de um tecido económico forte, mas com óbvias preocupações ambientais, se consegue evoluir para um modelo conforme com o nosso desejo de qualidade de vida no concelho”, evidenciou José Eduardo de Matos.

A sessão de apresentação do veículo eléctrico, com capacidade para 8 passageiros, decorreu junto ao Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu. Por ser um veículo não poluente e não emitir ruído, respeita o equilíbrio ambiental e proporciona uma experiência amiga do ambiente e apropriada para quem deseja conhecer o Baixo Vouga.

Actualmente, as visitas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. No entanto, existem públicos como os idosos e os deficientes que têm dificuldade em aguentar as horas de caminhada, apesar da curiosidade em conhecer a diversidade do Baixo Vouga. Este era o “equipamento que necessitávamos para ter o percurso disponível para todos. Vamos tornar possível a rede de percursos acessível a todos e é de facto uma valência muito importante para o projecto”, reforçou o coordenador do BioRia, Norberto Monteiro.

IX Semana do Ambiente de Estarreja

Imagens do Evento