9ª Descida do Antuã: A corrida aquática mais louca de sempre!

terça, 25 de maio 2010

Integrando desde sempre a Semana do Ambiente de Estarreja, já na sua 9ª edição, a Descida do Antuã voltou a surpreender. 61 embarcações, num total de 210 participantes, navegaram ao longo de 4 quilómetros entre a Ponte Velha de Salreu e o Porto de Vacas na mesma freguesia, no concelho de Estarreja, no último domingo.

Nem o Papa faltou. A visita de Bento XVI a Portugal e a Selecção Nacional no Mundial de Futebol em África inspiraram muitos concorrentes que construíram as suas embarcações especialmente para esta descida. “A Santidade desce o Antuã” ou “A Selecção vai à água” foram alguns exemplos de temas bem divertidos. Navegaram barcos extremamente inventivos, como a AntuãAirLines, o Soltem a Parede, o Pensas que Sabes Dançar ou a Tasca do Ti António.

O “Carocha”, projecto da autoria de Nestor Teixeira, de Estarreja, foi o vencedor desta edição. O vencedor investiu muitas horas de trabalho na criação deste carro flutuante. “Estas duas últimas semanas foram todos os dias até de madrugada”, referiu. Esta foi a terceira vez que participou e adianta que já tem ideia para a próxima descida. “É espectacular participar”, diz.

De destacar o Prémio Especial para Alberto Vidal, de 80 anos, que na sua bateira transportou 4 gerações, o seu filho, neto e bisneto com apenas um ano e meio. Foi um “momento especial, fiz com muito gosto”, afirmou no final o comandante da tripulação familiar. “Nasci à borda da água e gostaria de deixar esta lembrança”, referiu lembrando que passaram “perto da Azenha que há 120 anos foi construída pelo meu avó”. Alberto Vidal lembra às gerações mais novas que “a maior riqueza que a nossa terra tem é este rio que passa aqui. É o orgulho de todos nós”.

A organização é do Centro de Cultura e Desporto de Salreu com o apoio da Câmara Municipal, inserida na 9ª Semana do Ambiente de Estarreja. Para José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal, “esta relação reforçada com o Rio Antuã foi uma das apostas da Semana do Ambiente logo desde 2002 e os anos têm confirmado essa aposta e esta parceria. Valeu mesmo a pena e a edição de 2010 comprava-o novamente”. Manuel Almeida, presidente do CCDS, estava satisfeito no final da prova. “Estamos satisfeitos. Tivemos um bom número de participantes, foi uma grande festa e um bonito desfile. As pessoas gostaram e os participantes divertiram-se”.

Um espectáculo visto por centenas e centenas de pessoas ao longo das margens do Antuã, em Estarreja.

As fotografias desta edição já estão disponíveis em

IX Semana do Ambiente de Estarreja