BioRia, paraíso de 'birdwatchers'

terça, 08 de junho 2010

A Visão considera o BioRia um paraíso de ‘birdwatchers’. No tema de capa da edição sobre “Férias Saudáveis e Percursos a pé em Portugal”, a revista nacional dá “sugestões de passeios longe da confusão, sem gastar muito dinheiro, para descobrir o país com outro olhar”. O Percurso de Salreu do BioRia é um dos 12 locais eleitos.

O trabalho dos jornalistas Luísa Oliveira, Mário David Campos e Miguel Judas apresenta "doze sugestões de percursos em paisagens deslumbrantes que proporcionam, ao mesmo tempo, paz de espírito e exercício q.b. – de norte a sul do País. Vamos, então, para o ar puro", convidam.

"Ser verdadeiramente ecológico é deixar o carro em casa e viajar de comboio até ao apeadeiro de Canelas ou de Salreu, nas proximidades de Estarreja. Daí até ao Centro Ambiental é um pulo", para que depois o visitante possa iniciar o seu passeio. O ponto de interesse é “a diversidade da fauna e flora e a beleza dos arrozais, sapais, juncais e caniçais”.

Na verdade, “são as muitas espécies de aves que atraem a maior parte dos visitantes, algumas delas com o estatuto de conservação prioritária, como é o caso da garça-vermelha e do tartaranhão-ruivo-dos-pauis. Os altos índices de biodiversidade são explicados pela presença do rio Antuã e do Esteiro de Salreu que, ligados por uma rede de valas, permitem a comunicação entre os diversos habitats”.

Um conselho da Revista Visão que deve ser religiosamente seguido pelos leitores.

 

Centro Ambiental aberto diariamente

O Centro de Interpretação Ambiental de Salreu está aberto diariamente de Junho a Setembro. Jovens do concelho e estagiários na área de Turismo Rural e Ambiental asseguram a recepção dos visitantes do BioRia, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.


Horário

. 2ª a 6ª feira 14h30 - 19h

. Fins-de-semana e feriados 9h30-12h | 14h30-19h


Além do mais, o Centro de Interpretação está a dar apoio ao desenvolvimento de dois estudos científicos, referentes a duas espécies de elevada importância: a garça-vermelha (estudo da Ecologia e Biologia de reprodução, que começou na Primavera) e a escrevedeira-dos-caniços (focada na gravação dos cantos). Posteriormente será feito um workshop acerca da Biodiversidade associada ao BioRia e Actividades Tradicionais, com apresentação dos resultados obtidos nestes estudos, entre outras temáticas.

 

Principais Objectivos:

. Criar um mecanismo orientador do visitante para as áreas geográficas circundantes onde se insere a Rede de Percursos pedestres do BioRia

. Disponibilizar equipamento de apoio à visitação: binóculos, bicicletas, guias de campo e mp4 trilingue para visita virtual

. Monitorizar o número de visitantes da rede de percursos pedestres que tem crescido de ano para ano

 


Próximas actividades:

. Curso de Fotografia de Aves (19 e 20 de Junho)

. Visitas Guiadas Biologia no Verão todas as quartas feiras (com destaque para uma Visita Nocturna no dia 10 de Agosto focada em Astronomia e Biodiversidade do Ecossistema)

. Visitas guiadas no veículo eléctrico e actividades de kayak no Esteiro de Salreu