Marchas de Sto António: Mais de 5 Centenas de marchantes desfilam no sábado

quarta, 09 de junho 2010

As Marchas Populares de Santo António são um dos pontos altos das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. O desfile está agendado para sábado, dia 12, e começa às 21h30, na Praça Francisco Barbosa.

Desfilam os seguintes grupos: Associação de Pais da Escola das Laceiras [Uma Marcha pela Madeira], Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Primária e Pré do Agro [As Salineiras e os Marnotos do Agro], Associação Cultural e Recreativa do Roxico [Manjericos à Janela], Grupo de Música Popular “Ventos da Ria” [Moliceiros], Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” [Beber água à Fonte], Sociedade Recreativa e Musical Banda Bingre Canelense [Os Moleiros] e Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer [Vendedeiras de Fruta].

As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical. São um total de 554 marchantes, esperando-se o maior desfile de sempre realizado nas Festas de Santo António.

Após o desfile, terá lugar o espectáculo de fogo de artifício. A noite prolonga-se com um baile popular com o conjunto António Mafra e Grupo de Baile Amanhecer.

Este evento constitui uma manifesta organização das colectividades do Concelho, que com rigor estético e grande esforço, recriam um passado colectivo. É uma das actividades de grande fruição por parte da comunidade.

Atendendo ao elevado esforço que é aplicado na organização deste evento, bem como aos custos que são suportados para a realização do mesmo por parte das colectividades, a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um subsídio de 21 € por participante.