I Maratona Fotográfica “24h BioRia”: Mais de 200 imagens de beleza natural

terça, 15 de junho 2010

Uma raposa que espreita escondida num arrozal, o descanso das cegonhas empoleiradas nos palheiros ao longo do Percurso de Salreu, o voo sincronizado dos maçaricos, as cores exóticas da Íbis-preta com paragem veloz nos arrozais, os elegantes Perna-longa…

Estas são algumas das imagens fugazes que ficaram cristalizadas nas fotografias da I Maratona Fotográfica 24H de BIORIA. Ao todo são 220 fotografias, da autoria de 22 concorrentes vindos de vários pontos do país.

Fotógrafos amadores e profissionais e acima de tudo amantes da Natureza provenientes da região de Aveiro e de outros locais mais distantes como Maia, Matosinhos, Barcelos, Leça e até de Espanha, neste caso duas estudantes da Universidade de Aveiro, procuraram o seu melhor ângulo dos Percursos BioRia, seus habitats e espécies, como garças, cegonhas ou águias que todos os dias atraem tantos visitantes a Estarreja.

O concurso de fotografia, com periodicidade anual, realizou-se pela primeira vez este ano durante a IX Semana do Ambiente de Estarreja. A iniciativa é da Câmara Municipal de Estarreja com o objectivo de promover o Projecto BioRia. Uma forma de divulgar os Percursos Naturais e o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Salreu, bem como sensibilizar a população para o elevado potencial do Património Natural que o concelho possui através do contacto directo com o meio.

Constituído por Abílio Silveira (vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja), Norberto Monteiro (coordenador do Projecto BioRia), Carlos Marques (Fotógrafo Amador), João Lemos (Fotógrafo Profissional) e Faísca (Fotógrafo Profissional), o júri irá agora analisar os trabalhos apresentados para que depois se proceda à entrega dos prémios e à exposição com os trabalhos dos 10 primeiros classificados em local e data a anunciar.

Curso de Fotografia de Aves ainda este mês

O projecto BioRia promove um Curso de Fotografia de Aves nos dias 19 e 20 de Junho. A acção terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental (parte teórica) e nos Percursos BioRia (parte prática) e será orientada pelo fotógrafo profissional Faísca, que se dedica à vertente de vida selvagem e, em especial, à fotografia de aves, desde 2005.

O fotógrafo colabora com diversas revistas e livros nacionais e estrangeiros da especialidade, ministrou vários cursos sobre fotografia de aves e participou em várias exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, tendo sido por várias vezes premiado em concursos de fotografia.

O curso tem a direcção da Birds & Nature Tours, a primeira e única empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar actividades ligadas à observação de aves, o birdwatching.

19 Junho
08h30 Encontro no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu | Parte teórica: Breve enquadramento das actividades a desenvolver; Introdução à Fotografia de Aves; Levantamento de dificuldades individuais
09h45 Intervalo
10h00 Equipamento Fotográfico; Objectivas V Digiscoping; Câmaras Fotográficas; Objectivas; Tripés V Monopés; Cartões de Memória.
11h15 Intervalo
11h30 Técnicas para Fotografar Aves; Abrigos; Camuflagem.
12h45 Almoço
14h15 Parte prática no Percurso BioRia
18h15 Final

20 Junho
08h30 Encontro no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu.
Parte teórica: Tratamento Digital de Imagens.
09h45 Intervalo
10h00 Parte prática no Percurso BioRia
12h30 Almoço
14h00 Parte prática (cont.)
15h30 Parte teórica: Tratamento de Dúvidas.
16h45 Intervalo
17h00 Projecção de Slides de Fotos de Aves. Avaliação do Curso pelos participantes.
18h15 Final

Local: Centro de Interpretação Ambiental de Salreu / Percurso BioRia
Formador: Faísca
Carga horária: 15h30 (8h horas parte prática / 7h30 parte teórica)